quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Eficiência pode gerar economia de R$6,8 bilhões para a indústria, diz estudo

Procel e CNI estão concluindo análise sobre potencial de economia de 217 projetos industriais


Crédito: GettyImages

A Eletrobras, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) desenvolve, em parceria com a Condeferação Nacional da Indústria, um estudo que se debruça sobre o potencial de eficiência energética da indústria brasileira. O texto, que aborda 217 projetos industriais, aponta para a capacidade de gerar uma economia de energia equivalente a R$6,8 bilhões por ano.
O gerente da divisão de eficiência energética na indústria e no comércio do Procel, Marco Aurélio Ribeiro Moreira, afirmou que o estudo está "em estágio avançado" e deve ser publicado em breve. "Nosso objetivo com essa publicação é organizar informações referentes ao mercado de eficiência no setor industrial. E o que se percebe é que, no Brasil, ainda não temos mecanismos diretos de incentivo", explicou Moreira.
O executivo falou durante o Simpósio EnVisioneering, promovido na última semana pela Danfoss do Brasil e focado em eficiência energética. Em sua apresentação, Moreira afirmou que o mercado está em uma situação que chamou de "dilema do prisioneiro", no qual as companhias tomam decisões sobre o uso de energia de forma totalmente individual. Essas decisões, por sua vez, são baseadas no aquecimento ou na retração do mercado e acabam prejudicando todos por não considerar os interesses coletivos.
Moreira lembra ainda que o País consumiu 388,1TWh de energia em 2009, sendo a indústria responsável por 42% desse montante. No Plano Decenal de Energia 2009-2019 está prevista uma meta de eficiência que levaria à conservação, até 2019, da energia correspondente à postergação da construção de uma hidrelétrica de 4.800MW