sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Reino Unido inaugura maior parque eólico offshore do mundo

Usina de Thanet possui 100 aerogeradores que somam 300MW em capacidade instalada
Da redação

Crédito: Divulgação Vattenfall
A sueca Vattenfall inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (23/9) o maior parque eólico offshore - instalado em alto mar - do mundo. O empreendimento, construído na costa sudeste da Inglaterra, no Rio Unido, conta com 100 aerogeradores que totalizam uma potência instalada de 300MW. A usina, que levou dois anos para ser concluída, ocupa uma área de 35km² (o equivalente a 4 mil campos de futebol) com suas tubinas, que ultrapassam 115 metros de altura nos pontos mais elevados.
A cerimônia que marcou o início da operação do parque contou com a presença do CEO da Vattenfall, Oystein Loseth, e do secretário britânico para Energia e Mudança Climática, Chris Huhne. "Esse projeto não teria sido possível sem o apoio ativo do governo britânico e seu compromisso com a energia renovável", destacou Loseth, da Vattenfall.
O secretário Huhme afirmou que, com a nova usina, a capacidade eólica, somando onshore e offshore, do Reno Unido chega a 5GW, o que é suficiente para atender toda a demanda da Escócia, por exemplo. "Nós estamos em uma posição única para nos tornarmos líderes mundiais nessa indústria. Estamos em uma nação que é uma ilha e eu acredito fortemente que devemos aproveitar nossos recursos, como vento, ondas e marés, ao máximo", afirmou Huhme.