quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nexans Ficap e Light testarão cabo de energia inédito no Brasil

Com custo 30% inferior aos cabos comuns, produto transmite até 100% mais energia
Por Milton Leal, de São Paulo.


A Nexans Ficap, fabricante de cabos de energia, e a Light, distribuidora que atende a cidade do Rio de Janeiro e outros municípios no Estado, implementarão até fevereiro do ano que vem um projeto piloto de um cabo de distribuição de energia com tecnologia que evita o surgimento de "flechas", jargão técnico utilizado para designar a dilatação do núcleo do cabo, que culmina com o afrouxamento das linhas de distribuição e coloca em risco a segurança das pessoas que passam por baixo das instalações.
O novo cabo, denominado Lo-Sag (que significa baixas flechas), foi desenvolvido com a participação de pesquisadores brasileiros da Nexans e dos centros de competência da Bélgica e França. Inicialmente, o cabo de 138kV será implantado em um quilômetro da linha Cascadura-Grajaú 2, localizada na zona norte da cidade carioca. "Estamos testando esse produto há cinco anos e podemos produzi-lo em tensões de até 600kV", conta o gerente de engenharia e aplicações e gerente do centro de competência de linhas de transmissão aéreas da fabricante, Sidnei Ueda. O executivo participou de coletiva de imprensa nesta quarta-feira (6/10), em São Paulo.
De acordo com ele, o novo equipamento é apropriado para recapacitação de linhas, pois transmite até 100% mais energia que os cabos comuns. Isso só é possível, segundo o especialista, porque o núcleo do cabo é feito de fibra de carbono, enquanto que os outros cabos possuem alma de aço. "A fibra de carbono é 50% mais resistente e tem 25% da densidade do aço. Por ser mais leve, ele evita a formação de flechas", explica Ueda.
O custo do novo produto é 30% inferior a um cabo comum. Foi necessário 1 milhão de euros para o desenvolvimento da tecnologia que, apesar de já ter sido desenvolvida por outros fornecedores, nunca foi instalada no Brasil. Ueda afirma que, se aprovado e demandado pelas distribuidoras, o produto poderá ser fabricando na unidade de Americana, no interior de São Paulo, da Nexans Ficap.