quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Inauguradas oito usinas movidas a bagaço de cana

 
 
Operando a partir do bagaço de cana, oito usinas termelétricas foram inauguradas no dia 27 de setembro, no Estado de São Paulo. 
Juntas, elas têm 543 megawatts (MW) de potência instalada e 194,6 MW médios de energia assegurada ao sistema elétrico. As usinas térmicas movidas a biomassa (por meio do bagaço de cana) já representam 7% da matriz energética do Brasil – só a energia produzida em São Paulo é suficiente para atender 3,5 milhões de habitantes.
A inauguração das usinas foi simultânea e ocorreu na cidade de Barra Bonita. Além da usina de Barra Bonita, vão entrar em operação as plantas de Narandiba, Mirante do Paranapanema, Queiroz, Iacanga, Pitangueiras, Sebastianópolis do Sul e Cosmópolis.

A Usina Cocal 2, em Narandiba, produz açúcar e álcool desde 2006. Agora, ela passa a produzir energia elétrica a partir da biomassa. Sua capacidade instalada é de 80 megawatz. Por enquanto, ela gera 55 megawatz e, deste total, a própria indústria consome 40% e o restante vai para a Companhia de Energia de São Paulo. O potencial de geração de energia da Cocal 2 pode chegar a 160 megawatz.

O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, participou da solenidade simultânea em Narandiba. Para ele, a revisão das taxas internacionais, especialmente pelos Estados Unidos, significa o aquecimento do setor em um futuro próximo. Atualmente, o Brasil produz aproximadamente 26 bilhões de litros de etanol. Em 2019, o País produzirá em torno de 64 bilhões de litros de etanol e a estimativa para o mesmo ano é exportar cerca de 10 bilhões de litros para o mundo.

Fonte: Canal Rural