segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Vestas inaugura a maior fábrica de torres eólicas do mundo

Companhia dinamarquesa também inaugura centro de P&D na China
Por Milton Leal


A Vesta Towers, subsidiária da multinacional dinamarquesa Vestas, uma das maiores fabricantes de aerogeradores do mundo, inaugurou na última quarta-feira (13/10) aquela que é a maior fábrica de torres eólicas do mundo.

A nova planta, localizada na cidade de Pueblo, no estado americano do Colorado, tem capacidade de produzir quase 1.100 torres por ano.
Cerca de 400 empregos serão gerados pela indústria, que poderá processa até 200 mil toneladas de aço por ano, o que equivale a 28 torres Eiffel. O objetivo da fábrica é atender a crescente demanda por energia eólica registrada nos últimos anos nos Estados Unidos, bem como no Canadá e México.
A empresa também anunciou nessa semana a inauguração de um centro de pesquisa e desenvolvimento em energia eólica na cidade chinesa de Pequim. Este é o primeiro laboratório instalado por uma player ocidental no país asiático.
A Vestas pretende investir cerca de US$50 milhões no centro dentro dos próximos cinco anos. O número de pesquisadores e engenheiros especialistas deve chegar a 200 até 2012, segundo comunicado oficial da companhia.