quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Setor elétrico tem queda no número de acidentes

Evento em São Paulo premiou empresas que se destacaram na área


A taxa de acidentes causados por eletricidade entre funcionários do setor de energia elétrica tem caído gradativamente. É o que mostrou balanço apresentado pela Fundação Coge na última semana, durante o anúncio das empresas que foram contempladas com o Prêmio Medalha Eloy Chaves, entregue em evento promovido em São Pauo. O reconhecimento é dado às companhias de energia elétrica que se destacaram na prevenção de acidentes entre seus empregados – próprios e contratados - e entre a população ao longo de 2009.
O levantamento apresentou índices contabilizados desde 2004, ano em que entrou em vigor a Norma Regulamentadora 10 (NR10) - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Entre as avaliações, quesitos como as taxas de frequência - associada ao número de acidentes durante as horas de exposição ao risco - e as taxas de gravidade – que considera o tempo de afastamento do empregado.
Os números apontam uma queda significativa nesses índices. Entre os empregados das contratadas, os terceirizados, os índices da taxa de frequência e da taxa de gravidade no último levantamento foram de 5,41 e de 1.792 respectivamente, contra 7,55 e 2.869 registrados em 2004. Já entre os empregados próprios as taxas de frequência e de gravidade em 2009 foram de 3,58 e 238, contra 5,11 e 522 apresentadas em 2004.
Segundo o gerente de segurança e saúde da Fundação Coge, Cesar Vianna Moreira, o índice de 3,58 em taxa de frequência entre empregados próprios foi inédito em toda história do setor elétrico. Para ele, essa melhoria está associada não só ao surgimento da NR10, mas também a ações de todas as entidades envolvidas com o setor, como a Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), a Fundação Coge e o Ministério do Trabalho. Moreira também destaca as medidas preventivas desenvolvidas pelas próprias companhias, que levam mais informação sobre os riscos com eletricidade aos funcionários e à comunidade.
O levantamento, porém, também mostra que ainda há trabalho a se fazer. Os números apontam que, mesmo com a diminuição das taxas, houve acidentes graves e fatais entre as empresas contratadas, além de 60 casos de métodos e procedimentos arriscados.
Para Moreira, da Fundação Coge, as estatísticas apresentadas são "importantíssimas" para o desenvolvimento de métodos mais eficazes pelas companhias.
Medalha Eloy Chaves
A premiação é uma iniciativa da ABCE em parceria com a Eletrobras e a Fundação Coge - esta última responsável por realizar atividades de pesquisa, ensino, consultoria e desenvolvimento institucional no setor elétrico. A ABCE também é responsável por reunir e conferir os dados estatísticos fornecidos pelas empresas que pretendem concorrer ao Prêmio. As informações seguem as exigências da NBR14280, que fixa critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes do trabalho.
O prêmio está em seu 30º ano e para o presidente da ABCE, José Simões Neto, é um reconhecimento dos esforços em segurança no trabalho do setor. “O setor elétrico é um dos que mais investem em prevenção de acidentes, sendo reconhecido como um dos mais organizados e estruturados”, afirma José Simões Neto, presidente da ABCE.
Vencedoras
Conheça abaixo as empresas reconhecidas pelo desempenho em serviços de prevenção de acidentes no ano de 2009:
Grupo I - Distribuidoras com até 500 empregados em sua força de trabalho:
1º Cia Jaguari de Energia – CPFL Jaguari
2º Cia Nacional de Energia Elétrica – CNEE (Rede Energia)
3 º Cia Sul Paulista de Energia – CPFL Sul Paulista
Grupo II - Distribuidoras de 501 a 2000 empregados em sua força de trabalho:
1º Cia Luz e Força Santa Cruz – CPFL Santa Cruz
2º Distribuidora de Energia S.A. – Energisa Borborema
3º Caiuá Distribuição de Energia S.A. – Caiuá (Rede Energia)
Grupo III - Distribuidoras com mais de 2000 empregados em sua força de trabalho:
1º Cia Piratininga de Força e Luz – CPFL Piratininga
2º Distribuidora Gaúcha de Energia S.A. – AES Sul
3º Cia Energética de Brasília – CEB
Grupo IV - Geradoras / Transmissoras, independente do número de empregados:
1º Duke Energy International, Geração Paranapanema. – Duke
2º Campos Novos Energia S.A. – Enercan
3º Energética Barra Grande S.A. – Baesa