segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Inmetro: em busca da solução inteligente

Da Agência Ambiente Energia - Quem for à oitava edição do Metering, Billing/CRM Latin America, que acontecerá, em São Paulo, de 28 a 30 de setembro, terá a oportunidade de debater e conhecer as soluções que a indústria de medição prepara para combater as perdas de energia. Além de uma bateria de palestras, debates, workshops e visitas técnicas, o público verá produtos e serviços de 70 expositores. Uma das presentes será o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que está concluindo uma revisão do regulamento para avaliação de software referente ao processo de aprovação de modelo dos sistemas/instrumentos de medição em energia elétrica. O uso de sistemas cada vez mais sofisticados e inteligentes será a tônica desta edição.
“Os benefícios são certamente numerosos, sendo consequências diretas das inúmeras funcionalidades que um processo de automação efetivamente capilarizado poderá agregar ao grid”, diz Luiz Fernando Rust, especialista Senior em Metrologia e Qualidade do Inmetro, que, no evento, apresentará a palestra “Processo de Homologação de Medidores Centralizados”. O evento acontecerá no Centro de Convenções Frei Caneca (mais informações pelo site www.meteringlatinamerica.com).
Da Agência Ambiente Energia – Nos dê uma visão geral dos projetos em andamento no Inmetro.
Luiz Fernando Rust - O Inmetro, por meio da diretoria de metrologia legal, atualmente está finalizando uma revisão do regulamento para avaliação de software referente ao processo de aprovação de modelo dos sistemas/instrumentos de medição em energia elétrica, em consonância com os principais atores envolvidos no processo (concessionárias fabricantes, agência, reguladora etc). Além disso, encontra-se em fase de desenvolvimento uma proposta para a avaliação de software para os sistemas de medição de energia elétrica com pré-pagamento.

Da Agência Ambiente Energia – Qual o benefício da medição inteligente/smart grids para o setor?
Luiz Fernando Rust - Os benefícios são certamente numerosos, sendo consequências diretas das inúmeras funcionalidades que um processo de automação efetivamente capilarizado poderá agregar ao grid. A questão maior é também considerar os possíveis “malefícios” intrínsecos do processo de informatização, como os problemas de segurança cibernética.
Da Agência Ambiente Energia – Que outras estratégias estão em vigor para reduzir o roubo e perdas?
Luiz Fernando Rust - Dentro da sua área de atuação, o Inmetro vem apurando constantemente a questão da segurança dos medidores elétricos através da inclusão dos requisitos apropriados nos regulamentos para aprovação de modelo e da avaliação sistemática dos controles implementados para a garantia da confiabilidade, integridade, autenticidade e disponibilidade das medições.
Da Agência Ambiente Energia – Existe alguma atividade de P&D na área de medição no Inmetro?
Luiz Fernando Rust - Sim, como órgão responsável pela metrologia no Brasil, o Inmetro vem buscando aprimorar o processo de validação dos softwares embarcados nos sistemas de medição de energia elétrica. Além dos aspectos metodológicos, estão sendo efetuadas pesquisas em rastreamento entre código fonte e código objeto dos medidores; verificação de integridade dos softwares embarcados nos medidores; estabelecimento de cadeia de confiança em medição remota; arquiteturas dedicadas (“chips”) para controle metrológico; e técnicas de proteção de software para infraestrutura avançada de medição.
Da Agência Ambiente Energia – Quais são alguns dos principais desafios que o Inmetro irá enfrentar nos próximos anos?
Luiz Fernando Rust - O processo de informatização perene dos medidores provocará um dinamismo muito maior na criação de novos modelos de medidores e um aumento significativo da complexidade do software embarcado. Conseqüentemente, o Inmetro tem que se preparar tanto para enfrentar um significativo aumento da demanda de aprovação de modelos, como para lidar com medidores cada vez mais sofisticados.

Da Agência Ambiente Energia – O que você irá apresentar durante o evento Metering, Billing/CRM Latin America 2010?
Luiz Fernando Rust - A palestra focará a avaliação dos requisitos de software dentro do processo atual de aprovação de modelos de medidores no Inmetro.