terça-feira, 3 de agosto de 2010

Companhia britânica lança novo modelo de aerogerador, com 10MW de potência

Máquina, planejada para parques em alto mar, é fruto de parceria entre empresas e centros de pesquisa
 
 
A empresa britânica Wind Power Limited anunciou o projeto de uma nova turbina eólica, o chamado Aerogerador X. A máquina tem 10MW de potência instalada e, segundo a companhia, metade da altura de um equipamento eólico tradicional. O design diferenciado da turbina chama a atenção. Desenvolvida para ser utilizada em parques instalados em alto mar - os chamados offshore -, ela tem o eixo vertical, ao contrário da máquinas comuns, que são na horizontal.
O aerogerador é o resultado de um estudo de viabilidade que durou 18 meses e foi realizado por um grupo de universidades, com o apoio de consultores e gerentes de projeto. O desenvolvimento também recebeu financiamento do Instituto de Tecnologias em Energia, uma parceria público-privada que compreende grandes empresas do setor, como EDF, E.ON e Caterpillar, além do governo do Reino Unido.
De acordo com os projetistas, o eixo vertical diminui o desgaste das peças do equipamento e proporciona facilidade na instalação e nos trabalhos de manutenção. O aerogerador tem 270 metros de largura e terá a capacidade de dar 20 voltas por minuto.
A Wind Power afirma que está assinando um memorando de entendimento com a Arup para continuar o desenvolvimento do projeto. A expectativa é de que o novo aerogerador já esteja sendo produzido em escala comercial até 2014.
"Apesar da instalação de uma série de grandes turbinas eólicas offshore, os problemas dos custos crescentes para atuar em águas mais profundas permanece sem solução. Existe uma tremenda oportunidade para novas ideias que possam fazer a diferença para a viabilidade comercial e operacional das usinas offshore. Soluções mais rentáveis serão essenciais", prevê o diretor de energia da Arup, John Roberts.