quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CEEE fará mapeamento eólico da região sul

A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) anunciou nesta segunda-feira (09/08), a contratação da empresa Inova Energy, para a realização de estudos dos fenômenos atmosféricos para determinação da velocidade do vento.

 Previsão é de que o estudo seja concluído em setembro
Os estudos fazem parte da primeira fase do projeto de prospecção de energia eólica da companhia. Após o processo de análise, serão elaborados dois mapas eólicos da região sul do Estado do Rio Grande do Sul. Um em Bagé e outro entre Rio Grande e Pelotas, com áreas de 225 km², cada. Esses mapas, juntamente com as visitas técnicas a serem realizadas, irão determinar os locais mais favoráveis para implantação dos sistemas de monitoramento eólico.
De acordo com a Divisão de Expansão da Geração da CEEE, a previsão é de que o estudo seja concluído até o início de setembro. A segunda fase, denominada de campanha de medição, será composta por aquisição (em fase de licitação), instalação e operação de equipamentos de medição de ventos (anemômetros, windvanes, dataloggers, etc) e irá se estender entre 12 e 18 meses.
A terceira e última fase do trabalho é o projeto de parques eólicos. Além dos estudos de micrositing (posicionamento dos aerogeradores), estão previstos, ainda, a Certificação de Medições Anemométricas, a simulação da Produção Anual de Energia e o Memorial Descritivo dos parques eólicos, entre outros.
Após a finalização do estudo, o Grupo CEEE irá encaminhar os documentos para registro na Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para que os projetos sejam disponibilizados para venda em leilões de energia.