sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Comissionamento de cabos de média tensão

Os cabos de média tensão com classes de 3,6/6kV a 20/35kV são testados pelos fabricante s através do método de descargas parciais, visando determinar se existem falhas no preenchimento entre a superfície semicondutora e a camada dielétrica do cabo, descartando com isto quaisquer problemas de perfurações do isolamento após sua energização.
Durante sua instalação é comum que os cabos sofram estresse com os esforços mecânicos, tais como tração, curvaturas reduzidas e atrito. Após a instalação devemos realizar testes que comprovem o seu perfeito estado de conservação para que possam ser energizados com segurança.
Na prática, a maior parte dos instaladores utilizam o teste de medição da resistência de isolamento do condutor, através da injeção de corrente contínua com meghômetros de tensão 5kV pelo período de 1 a 5 minutos. Segundo a norma NBR 7286, cabos fabricados com isolação em EPR devem possuir isolação maior do que 3,7Mohms/km. Na prática, muitos utilizam a regra de que deve-se ter uma isolação medida maior do que 3 Mohms por kV da classe de isolamento do cabo.
Mas segundo os fabricantes, o teste de resistência de isolamento não assegura que existam furos no isolamento do cabo. Para que possamos testá-lo adequadamente, devemos utilizar o HI-Pot, injetando uma tensão em corrente contínua 70% do valor nominal do cabo.
Mas cuidado: o teste com o Hi-Pot é considerado um teste destrutivo, pois a cada teste realizado estamos comprometemos a camada semicondutora do cabo. A cada repetição do teste de injeção de tensão em corrente contínua com o Hi-Pot, devemos considerar a aplicação de uma tensão 20% menor que a anteriormente aplicada sob o risco de perfuração do cabo.