sexta-feira, 30 de julho de 2010

Suzano anuncia investimento de US$800 milhões em biomassa

 A Suzano Papel e Celulose anunciou nesta quinta-feira (29/07) a criação de uma subsidiária, a Suzano Energia Renovável, para investir na produção de biomassa para a geração de energia. 


A companhia prevê aplicar na nova empresa um total de aproximadamente US$800 milhões. No momento, estão em estudo alternativas de estrutura de capital minimizar a necessidade de aporte de recursos novos no negócio.
A Suzano destaca que iniciou os estudos para a nova empresa em 2009, quando decidiu investir na produção de pellets de madeira para energia. Pellets são partículas desidratadas e prensadas de madeira moída. Segundo a companhia, os pellets concentram grande valor energético por tonelada e apresentam-se como "a forma mais eficiente para transportar biomassa" em longas distâncias.
"A Suzano Energia Renovável nasce para ser a líder mundial no mercado de pellets para energia", garante a companhia, em comunicado que anuncia a sua criação. Os pellets virão de três unidades de produção próprias, instaladas no Nordeste, com capavidade de 1 milhão de toneladas cada. A previsão é de que elas iniciem a operação entre 2013 e 2014, contando com serviços de gestão florestal da Suzano Papel e Celulose.