terça-feira, 13 de julho de 2010

Carga de energia cresce 10,6% em junho

ONS aponta que o aumento ainda é reflexo do crescimento econômico e da retomada da produção industrial após crise
 
 
O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou nesta segunda-feira (12/07) o seu Boletim de Carga Mensal referente ao mês de junho. A carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentou alta de 10,6% em relação a junho de 2009, chegando à marca dos 54.963 MW médios. Se comparado ao mês de maio, o número representa queda de 0,7%. Nos últimos 12 meses, o indicador acumulou uma variação positiva de 6,5% em relação ao mesmo período anterior.
De acordo com o relatório do ONS, a variação positiva da carga está relacionada ao crescimento econômico que vem surtindo efeitos após a retomada da produção industrial iniciada no segundo semestre do ano passado. A análise ainda revela que o acréscimo de 400 MW médios com a interligação do Sistema Isolado Acre-Rondônia ao SIN, na carga do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, no final de outubro de 2009, contribuiu em cerca de 1,0% na taxa de crescimento do mês.
Subsistema Sudeste/Centro Oeste
Os valores preliminares de carga verificados em junho indicam uma variação negativa de 0,8% em relação a maio/10. Com relação a junho de 2009, houve crescimento de 11,6% no consumo da região. No acumulado dos últimos 12 meses houve uma variação positiva de 6,9% em relação ao mesmo período anterior.
Segundo o Boletim, a taxa de crescimento da carga "representa os efeitos da continuidade do crescimento econômico com a retomada da produção industrial que vem sendo observada desde o segundo semestre do ano passado".
Subsistema Sul
Foi registrado aumento de 3,1% em relação ao mês de maio. Se comparado a junho de 2009, o número representa crescimento de 7,6%. No acumulado dos últimos 12 meses o Sul apresentou um crescimento de 5,3% em relação ao mesmo período anterior.
No acumulado dos últimos 12 meses a região apresentou uma variação positiva de 5,3% em relação ao mesmo período anterior. Segundo o boletim, o impacto da crise para o Sul é menor do que nos outros subsistemas, devido a maior participação da agroindústria.
Subsistema Nordeste
A carga verificada em junho registrou queda de 3,5% em relação ao mês de maio/10. Com relação a junho de 2009, houve crescimento de 13,2%. No acumulado dos últimos 12 meses o Nordeste apresentou variação positiva de 8,0% em relação ao mesmo período anterior.
O ONS afirma que houve baixo consumo devido aos “altos índices de precipitação, principalmente em Alagoas e Pernambuco, em função de uma tendência climática pela configuração do fenômeno La Niña”. Enquanto que em relação ao mês de junho do ano anterior, a retomada da produção industrial tem contribuído muito para as altas taxas de crescimento registradas em 2010.
Subsistema Norte
O subsistema registrou variação negativa de 2,1% em relação ao mês de maio/10. Com relação a junho de 2009, verifica-se uma variação positiva de 5,0%. No acumulado dos últimos 12 meses o Norte apresentou uma variação positiva de 3,0% em relação ao mesmo período anterior. “
O desempenho da carga de energia está fortemente relacionado ao incremento de produção dos grandes consumidores eletrointensivos na Rede Básica, que detém uma expressiva participação na carga desse subsistema. Esses consumidores livres participam com 52% do total da carga da região, sendo 2/3 desses do setor metalúrgico, segmento bastante afetado pela crise econômica mundial e que se encontra em recuperação”, analisa o documento do ONS.