sexta-feira, 23 de julho de 2010

Metalmecânica 2010 é oportunidade de acesso a tecnologia e negócios

Maior evento do setor no Sul do País reúne mais de 150 marcas brasileiras e estrangeiras e tem previsão de fomentar R$ 40 milhões em negócios a Feira Metalmecânica 2010, que acontece no Parque de Exposição de Maringá, desde quarta-feira (21) até amanhã, sábado (24) é uma porta de acesso das indústrias à tecnologia de ponta,que contribuem para a economia da região Noroeste. 
Estes são os aspectos do evento ressaltados pelo presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, e pelos dirigentes das entidades realizadoras da feira, Carlos Walter Martins Pedro, do Sindimetal Maringá; João Barreto Lopes, do Senai Paraná, e Miguel Tranin, da Alcopar. A feira reúne mais de 150 marcas brasileiras e estrangeiras e tem previsão de fomentar R$ 40 milhões em negócios. "O evento está totalmente nivelado com o mais alto nível de tecnologia existente no mundo", afirma Mauro Eduardo Trevisan, gerente de marketing da Deb'Maq - que participa da feira desde sua primeira edição, em 2001, e é uma das âncoras do evento.

Ensino profissional, saúde e inovação

  Estande expõe serviços e produtos destinados à indústria (Foto: Gilson Abreu)
As ações e serviços ofertados pelo Sistema Fiep para apoiar as indústrias, bem como os programas institucionais da entidade, estão sendo apresentados em um espaço de mais de mil metros quadrados, dentro da Feira Metalmecânica. O Senai-CTM apresenta equipamentos e produtos das áreas de vestuário, metalmecânica e automação. O Senai Maringá reúne alunos e professores para mostrar cursos de eletroeletrônica, automotiva leve, mecânica de motor, construção civil e bioprocessos. No Sesi, empresários e públicos passar por teste de visão, aferição de pressão arterial, avaliação bucal, além de avaliação física. O Centro Internacional de Inovação (C2i) apresenta o plano de inovação, que envolve um diagnóstico do grau de maturidade nesta área e rotas de atividades que permitam oportunidades reais de inovação (produtos e serviços) e formas de a empresa incorporar a inovação constante e estratégica. No espaço da Fiep o público pode conhecer o Movimento Nós Podemos Paraná, o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial e a Rede de Desenvolvimento Local. O estande do Sistema mostra, ainda, os programas do IEL para inserção de estagiários nas empresas.

Projetos inovadores

 Mostra apresenta projetos desenvolvidos por instituições de ensino (Foto: Gilson Abreu)
Moto para deficientes físicos, triciclo de carga para transporte de mercadorias no trânsito urbano, equipamento para medir a velocidade do chute e projetos como o do uso de própolis para fabricação de ração e animal e o do concreto para construção civil feito de resíduos de garrafa pet e cinza de bagaços de cana. Esses são alguns dos projetos e produtos inovadores que estão sendo apresentados na V Mostra Tecnológica de Maringá, evento paralelo à Feira Metalmecânica 2010. Estão sendo apresentados, também, 10 projetos  desenvolvidos por alunos e professores do Senai e do Sesi Paraná, premiados na Mostra-Inova, concurso realizado pelas duas entidades. Quatro deles já passaram pelo Hotel de Projetos Inovadores e foram graduados na tarde de quinta-feira. A criatividade e as soluções apresentadas na Mostra Tecnológica estão chamando a atenção dos empresários e visitantes da feira. A Universidade Estadual de Maringá apresentada 17 projetos de alunos e professores, muitos já prontos para produção. Outros nove produtos são apresentados pela Incubadora Tecnológica de Maringá. O Centro Universitário de Maringá levou 18 projetos de seus alunos e professores.

Convênio

c Convênio foi assinado durante solenidade de abertura da feira (Foto: Gilson Abreu)
Na abertura do evento, realizada quarta-feira (21), foi assinado convênio entre o Hotel de Projetos Inovadores (HPI), do Senai de Maringá, e a Incubadora Tecnológica de Maringá. Pelo acordo de cooperação, projetos graduados no HPI Senai, e que tenham perfil para se tornar empresas, poderão ingressar na Incubadora Tecnológica. Assinaram o convênio o presidente do Sindimetal Maringá, Carlos Walter Martins Pedro, pela Incubadora, e o diretor regional do Senai, João Barreto Lopes, além do presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, e do prefeito de Maringá, Silvio Barros.