terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Suzlon monta turbina para parque eólico em 60 dias

Operação relâmpago foi contratada pela espanhola Impel para a usina de Alhandra I, na Paraíba
Da redação

Crédito: gettyimages

A Suzlon, indiana que trabalha no segmento de produção de turbinas eólicas, foi procurada pelo grupo espanhol Impel para cumprir um desafio: montar um parque eólico em menos de 120 dias. A usina em questão era Alhandra I, na Paraíba, que terá 6.3MW de capacidade instalada e está orçada em R$22 milhões. O projeto, que foi viabilizado pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) fez com que a Suzlon acionasse suas unidades no Brasil, nos Estados Unidos e na Índia.
Com a logística, a Suzlon conseguiu montar a primeira das três turbinas S88, com 2,1MW de capacidade cada, em 60 dias, tempo considerado recorde. “Quando a Impel nos procurou com este desafio, vimos a oportunidade de colocar à prova a experiência que nos trouxe à liderança do mercado brasileiro, com 45% de toda potência eólica instalada. A energização da primeira máquina em 60 dias confirmou nossas expectativas. Este resultado é um primeiro projeto de uma longa e duradoura parceria com a Impel, com quem já estamos discutindo novos projetos”, comenta Arthur Lavieri, diretor-presidente da Suzlon no Brasil.
A Impel já possui mais de 15 anos de atuação na Europa, onde participa como investidora ou operador de mais de 40 parques eólicos. No Brasil, a companhia marcou sua entrada com o projeto de Alhandra I. "É com base nessa experiência que planejamos chegar a 1.000MW instalados no Brasil dentro dos próximos anos", adianta Lusivaldo Curvina, diretor-presidente da companhia no País.