terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Abengoa pretende instalar usina piloto no Estado com capacidade em torno de 3MW
Da redação
 
Crédito: Getty Images

A Abengoa Brasil, subsidiária local da espanhola Abengoa, esteve reunida na última semana com a secretaria da Fazenda do Estado do Piauí. Durante o encontro, o responsável pelo setor comercial e de novos negócios da companhia, Marcelo Araújo, revelou a intenção da companhia de investir na construção de uma usina para a geração de energia solar no Estado.
A planta piloto é prevista para a região de Ribeiro Gonçalves e deve ter uma capacidade instalada em torno de 3MW. Uma vez que a Abengoa é a responsável pela operação de uma linha de transmissão na região, a ideia é de que parte da energia gerada pelo sol seja utilizada para suprir os serviços internos da linha. "Vamos discutir o que faremos com o excedente - se poderia ser colocado na rede de suprimento local ou na rede de distribuição da Cepisa. O importante é que será usufruído pela comunidade", explica Araújo.
Os recursos para a instalação do empreendimento virão da verba da companhia para projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). O representante da Abengoa também já se reuniu com o governador do Piauí. De acordo com o governo, a empresa promete tentar ampliar sua carteira de negócios no Estado.