quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Iluminação Natural







Charme, economia e comportamento ecológico.

Com a crise energética e a limitação dos recursos, a preocupação com o consumo de energia elétrica é um assunto cada vez mais discutido em todo no mundo. O desafio da arquitetura contemporânea é buscar soluções e meios de criar projetos funcionais, sustentáveis e atraentes, de forma que os futuros moradores economizem os recursos do nosso planeta.

Investir na iluminação natural do seu lar traz benefícios à saúde, ao seu bolso e principalmente ao nosso planeta. À saúde, porque a luz do sol em doses moderadas é saudável e estimulante. Ao bolso, porque quanto maior for a área de entrada para a luz natural da sua residência, maior será a economia de energia. E ao nosso planeta porque diminuindo o uso de iluminação artificial economizamos recursos e ajudamos a preservar o lugar onde vivemos.

Para utilizar melhor a benéfica e gratuita luz natural, os arquitetos costumam utilizar em seus projetos áreas envidraçadas, claraboias, telhas transparentes, tijolos de vidro, brises, pele de vidro, bay windows (janelas salientes), sacada com peitoril de vidro, amplas janelas de vidro e outras técnicas.

Segundo a arquiteta Luitanara Mamede, Coordenadora de Produto do Grupo Thá, as estratégias arquitetônicas mais utilizadas em empreendimentos residenciais verticais são janelas amplas e sacada com peitoril de vidro.

“Para permitir que a luz natural entre nos ambientes de maneira mais fácil, muitas janelas possuem altura que as aproximam do chão. Nos apartamentos com sacadas, o interessante é que as sacadas possuam peitoril de vidro.” – Luitanara Mamede 

Um ótimo exemplo de empreendimento com amplas janelas que facilitam a iluminação natural é o Belvedere Joinville, na cidade de Joinville. Outros empreendimentos da Thá que também utilizam esse recurso são o Ilhas do Atlântico, no litoral do Paraná, e Aloha Home Resort, na Praia Brava. No litoral, uma janela ampla além de iluminar ambientes e ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica, amplia a bela vista para o mar.
 
Confira algumas estratégias arquitetônicas que favorecem a luz natural dos ambientes:

Pele de Vidro:
grande parede de vidro utilizada em empreendimentos comerciais, mas cada vez mais comum em casas modernas e em empreendimentos residenciais. O vidro deve ser temperado ou laminado, para filtrar os raios solares e o calor e proteger móveis. Quando combinado com brises, ajudam a evitar a entrada da luz direta do sol.
Brises: quebra-sol em forma de lâminas de alumínio, peças de madeira, concreto, plástico ou metal instalado vertical ou horizontalmente nas fachadas de residências ou empreendimentos para controlar a incidência de luz solar, sem perder a ventilação. Além de moderno, seu uso reduz a potência do ar-condicionado e o consumo de energia.
Bay window: modelo de janela saliente projetada para fora da construção. Além de aumentar a entrada da luz natural, esse recurso dá a ilusão de um ambiente maior. Esse estratégia de arquitetura foi utilizada no Hampton Village, empreendimento da Thá construído no Cabral.
Tijolo de Vidro: vidro laminado e temperado, que ilumina os ambientes revelando a sinuosidade dos objetos, sem ser transparente. Pode ser utilizado em fachadas e em divisórias entre banheira e box.
Amplas janelas de Vidro: Destacam-se por serem de vidro do teto ao chão, proporcionando uma amplitude do local, maior ventilação, luminosidade e ainda garante ao morador uma bela e ampla vista.

Que tal abusar da iluminação natural e ajudar a preservar o planeta?

Além de contribuir com a redução do consumo de energia, esses recursos também podem contribuir com o conforto e leveza dos ambientes, dando charme e sofisticação ao lar.

Fonte: www.tha.com.br