segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Greenpeace: setor de eletroeletrônicos precisa inovar para ficar mais verde

 
Apesar de registrar avanços em 2010, o setor de TI e eletroeletrônicos ainda precisa pensar mais na reciclabilidade dos produtos, eliminar plásticos considerados nocivos ao meio ambiente como PVC e retardatores a chama bromados (BFRs) e ser mais transparente sobre a pegada ecológica dos processos de produção. 
Estas foram as principais conclusões do relatório de TI Verde divulgado esta semana pela Greenpeace.
A entidade analisou 42 produtos de 10 fabricantes internacionais entre PCs, note e netbooks, celulares e smartphones, monitores e TVs.
Apesar de não poder comparar detalhadamente com pesquisas anteriores feitas em 2008 e 2009 por causa de mudanças de metodologia, a ONG considera que houve avanços em algumas questões.
O principal ganho foi na eficiência energética já que a maioria dos produtos pesquisados estavam com padrões de consumo menores que os recomendados pela certificação Energy Star dos Estados Unidos.
Além disso, houve alguma redução no uso de materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente.
No entanto, a indústria precisa melhorar a reciclabilidade e longevidade dos produtos, visando a redução de emissões e uso de energia no ciclo de vida (incluíndo produção e descarte).
A recomendação principal foi: é preciso inovar.
Baixe aqui o relatório (em inglês):