terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MME e MCT assinam acordo de cooperação em energia solar

Ministérios vão trocar informações técnicas com foco no desenvolvimento da tecnologia heliotérmica

Da redação


Crédito: MME

O ministro de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, e o ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sérgio Machado Rezende, assinaram, nesta segunda-feira (27), um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento científico e tecnológico do aproveitamento de energia solar com foco em energia heliotérmica. Durante a cerimônia, realizada na última semana, o governo destacou o desenvolvimento científico ocorrido nos últimos anos, envolvendo também tecnologias para o setor elétrico. O termo foi assinado durante a inauguração da nova sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o ministro Zimmermann, “o documento é um marco do desenvolvimento da tecnologia solar no Brasil”. De acordo com ele, é essencial que o País elabore mecanismos que estimulem a produção de pesquisas e tecnologia nacional. “É importante o Brasil não somente ir lá fora e comprar uma central solar, mas trazer a comunidade acadêmica, centros de pesquisa e também, numa outra etapa, as empresas que pretendem participar de todo o processo”, comentou. “Mas tudo isso dentro de uma lógica, dentro de uma estratégia desenvolvida em conjunto por ambos os ministérios”.

O acordo assinado prevê a elaboração de projetos piloto, de pesquisa e demonstrativos, capacitação técnica e de acordos nacionais e internacionais. O intuito é promover estudos, debates e outras atividades que contribuam para o aperfeiçoamento contínuo do conhecimento necessário para o desenvolvimento do termo de cooperação.

A energia heliotérmica é uma extensão da energia solar e é movida a partir de concentrados solares implantados em regiões com temperaturas elevadas.