sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Selo Procel Edifica para edifícios residenciais é lançado

Programa de etiquetagem avaliará as unidades habitacionais autônomas, as edificações residenciais multifamiliares como um todo e as áreas de uso comum 

Mauricio Lima

 

A Eletrobras e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançaram a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para residências e edifícios multifamiliares, concedida dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado por ambas as instituições.
A etiqueta avaliará as unidades habitacionais autônomas, as edificações residenciais multifamiliares como um todo e as áreas de uso comum do empreendimento. Nas unidades habitacionais autônomas os principais pontos analisados serão a envoltória e o sistema de aquecimento de água.
Já nas edificações multifamiliares a avaliação resultará da ponderação da avaliação das suas unidades autônomas e da avaliação da área externa. Cada parte avaliada pode receber pontos adicionais quanto à ventilação e iluminação naturais, uso racional da água, condicionamento de ar e até mesmo medição individualizada nos apartamentos.
Segundo Solange Nogueira, gerente da Divisão de Eficiência Energética em Edificações da Eletrobras/Procel Edifica, "a avaliação das edificações residenciais baseia-se em aspectos que apresentam consumo significativo de energia elétrica, ou seja, o desempenho térmico de fachadas e coberturas, com ênfase na iluminação e ventilação naturais, e na eficiência do sistema de aquecimento de água".
Assim como nos prédios comerciais, dependendo do consumo de energia verificado, os edifícios residenciais serão classificados de "A" a "E", sendo "A" o mais eficiente. Somente em 2010, o Inmetro já etiquetou 14 prédios comerciais.
Os Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R), que baseiam a etiquetagem, foram desenvolvidos pela Secretaria Técnica de Edificações, coordenada pelo Procel Edifica, da Eletrobras, e pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina, e conta ainda com a participação de especialistas de diversas universidades brasileiras e representantes de instituições do setor da construção civil.
Nove edifícios já receberam a etiqueta: Casa Eficiente, em Florianópolis (SC); Protótipo de habitação de interesse social, em Florianópolis; Residencial Moai, em São Paulo; Residencial Flex Guarulhos, em Guarulhos (SP); Residencial SJ1, em São José (SC); Travertino, em Palhoça (SC); Condomínio Atlântida, em Xangri-lá (RS); e outras duas residências em Chapecó (SC) e Frei Rogério (SC).
A adesão ao PBE é voluntária. A partir dos resultados obtidos com os testes, é criada uma escala onde todos serão classificados. Esses testes são repetidos periodicamente, a fim de atualizar a escala.