quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Copel quer implantar 100MW em novas PCHs em 2011

Estatal também quer disputar usinas maiores e reabriu chamada pública em busca de parceiros para os próximos leilões

Da redação



A estatal paranaense de energia, Copel, pretende viabilizar em 2011 projetos de pequenas centrais hidrelétricas que somem 100MW em capacidade instalada. A meta foi revelada por Carlos Eduardo Laurindo de Souza, da superintendência comercial de distribuição da companhia. Atualmente, a Copel tem aberto um processo de chamada pública para encontrar parceiros na área e desenvolver novos empreendimentos.
A estatal busca empresas que possuam outorgas de autorização ou registros na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para elaboração de projetos básicos de PCHs e que queiram tê-la como sócia na implantação e exploração das usinas. Além disso, a companhia também tem chamadas públicas semelhantes abertas para fechar parcerias também em projetos a biomassa e eólicos.
O diretor de engenharia da estatal, Edson Sardeto, destacou, há poucos dias, durante seminário em Londrina, a importância das pequenas usinas e da geração distribuída. Na ocasião, o executivo lembrou as oportunidades que esses projetos trazem para a redução do custo da conexão dos empreendimentos ao sistema elétrico e de desenvolver as linhas inteligentes - smart grids.
Parcerias como minoritária
A Copel também aproveitou a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Paraná, de projeto que a permite participar de leilões de energia como sócia minoritária em consórcios para abrir uma busca por sócios para os próximos certames. A estatal já havia anunciado que estava em processo de escolha de parceiros, mas, com a nova lei e a possibilidade de ser minoritária, a companhia reabriu o processo para se adequar à nova realidade.
A Copel se manifestou diversas vezes sobre o interesse em disputar nas licitações a concessão das hidrelétricas da bacia do rio Teles Pires. No próximo certame A-5, marcado para 17 de dezembro, o governo pretende colocar em leilão a concessão da usina Teles Pires, com 1.820MW de potência.