sexta-feira, 25 de junho de 2010

Copa 2010 - Estatísticas de distância percorrida em um jogo podem ajudar preparação física

Desempenho de um jogador chega a cair 7% do primeiro para o segundo tempo, segundo estudo feito pela Unicamp com o Atlético-PR em 2008
 

Durante os jogos da Copa das Confederações, a Fifa exibe estatísticas da distância percorrida pelos jogadores em campo. Os dados, que também costumam ser usados pela Uefa em suas competições, pode servir para melhorar a preparação física das equipes.
No Brasil, entretanto, raramente são usados. No ano passado, o Atlético-PR fez uma parceria com a Unicamp para adaptar o seu treinamento em função dos resultados do estudo, mas durou apenas quatro jogos.
- A gente sempre ouve que o jogador está cansado. O ideal não é que ele treine mais, e sim melhor. No esporte de alto nível, os treinamentos são cada vez mais específicos - explica Sérgio Cunha, professor de educação física da Unicamp e responsável pela parceria com o Atlético-PR em 2008.
Instaladas no alto do estádio, câmeras ajudam a determinar não apenas a distância percorrida pelo jogador, mas a sua velocidade e a faixa do campo em que ele esteve mais presente.
- Não adianta fazer o jogador dar vários piques de 100m no treino, se ele raramente faz isso durante a partida. A carga seria diminuída, mas com mais qualidade. E são dados que ajudam não apenas na parte física, mas em treinamentos técnicos e táticos. Você pode ver se o posicionamento do jogador durante a partida é o que o treinador queria - avalia Antônio Carlos Gomes, que era o diretor científico do Atlético-PR no ano passado e hoje trabalha na Unifesp.
Ele lamenta que os clubes brasileiros estejam distantes da ciência acadêmica, por falta de conhecimento, e cita que na Europa essa técnica já é usada há uma década.
 
Laterais, os que mais se movimentam
O estudo realizado em quatro partidas do time paranaense mostram alguns dados interessantes, que foram publicados em um artigo pela equipe do professor Sérgio Cunha. A queda de produção dos jogadores do primeiro para o segundo tempo chega a ser de 7% - e já é percebida a partir de oito minutos após o intervalo.
E foram os laterais os que mais se movimentaram: 10.642m por jogo. Em seguida, vieram os meias (10.598m) e os volantes (10.476m). Num nível abaixo, apareceram os atacantes (9.612m) e os zagueiros (9.029m).  

A maior parte da distância percorrida em campo pelos jogadores se deu numa velocidade baixa - andando ou em ritmo de jogging. Foram 5.537m de um total de 10.012m (55%). A velocidade máxima (ou seja, os sprints) representa apenas 4%. Confira abaixo a estatística, que levou em consideração 55 atletas que disputaram os 90 minutos.  
Distâncias percorridas pelos jogadores em uma partida:
(em metros) 
  V1 V2 V3 V4 V5 TOTAL
  1ºT 2ºT 1ºT 2ºT 1ºT 2ºT 1ºT 2ºT 1ºT 2ºT 1ºT 2ºT Jogo
Zagueiros 2.860 2.628 705 586 718 622 295 265 191 161 4.768 4.262 9.029
Laterais 2.832 2.735 946 858 1.008 923 416 363 290 272 5.491 5.151 10.642
Volantes  2.885 2.788 974 801  1.066 871 387 332 178 189 5.493 4.983 10.476
Meias 2.862 2.739 998 843  1.075 869 425 331 245 212 5.605 4.993 10.598
Atacantes 2.738 2.587 834 635 927 718 394 299 269 212 5.161 4.450 9.612
Total  2.846 2.680 874 726  935 786 375 316 231 206 5.173 4.808  
Unificado 5.537 1.615 1.731 691 437 10.012  

A tabela mostra a distância percorrida pelos jogadores em cada faixa de velocidade, de V1 a V5.  
V1: entre 0 e 11km/h
V2: entre 11 e 14km/h
V3: entre 14 e 19km/h
V4: entre 19 e 23km/h
V5: igual ou maior a 23km/h