terça-feira, 28 de agosto de 2012

Megawatt solar: contrato assinado




A Eletrobras Eletrosul assinou,na semana passada, o contrato e ordem de serviço com o Consórcio Efacec Megawatt Solar – constituído pela portuguesa Efacec Engenharia e Sistemas e Efacec do Brasil – para a implantação da usina fotovoltaica de um megawatt-pico (MWp) que será instalada na sede da empresa, em Florianópolis (SC). 

Os preparativos para a implantação do empreendimento começam de imediato, com as providências para a obtenção das licenças junto aos órgãos competentes e a elaboração do projeto executivo. O prazo de instalação previsto no contrato é de oito meses.


“A Eletrosul tem investido fortemente na expansão de novas fontes limpas, acompanhando as diretrizes do país pela diversificação e complementaridade da matriz energética. Já se consolidou como a maior estatal eólica e, agora, avança para se tornar referência em energia solar com a concretização de mais esse projeto”, afirmou o presidente da Eletrobras Eletrosul, Eurides Mescolotto.

A implantação do projeto Megawatt Solar pode representar um novo momento para a energia solar no Brasil, que já estuda a inclusão da fonte nos leilões a partir de 2013. 

A usina da Eletrobras Eletrosul, além de trazer uma proposta inovadora, pelo modelo de construção e forma de comercialização da energia, servirá como base para estudos que viabilizem a nacionalização da tecnologia empregada, além de orientar a regulamentação da conexão e da forma de comercialização da energia solar no país.

A escolha do Consórcio Efacec se deu por meio de concorrência internacional, cujo resultado foi divulgado no dia 18 de julho. 

O valor final de implantação do projeto ficou próximo de R$ 8,1 milhões – cerca de 15% menor que o orçado em edital. O Megawatt Solar tem financiamento do banco de fomento alemão KfW, que tem sido parceiro da Eletrobras Eletrosul em outros projetos de energia renovável. 

O projeto também contou com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal), da Universidade Federal de Santa Catarina e da Agência de Cooperação Internacional do Governo Alemão (GIZ).

“Este será um projeto de grande visibilidade. A incorporação de sistemas fotovoltaicos em prédios públicos no Brasil pode se tornar um modelo latino-americano”, disse o presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos, lembrando que a iniciativa da Eletrobras Eletrosul será a base para avançar em um projeto maior: o América do Sol. 

“Queremos solarizar este continente”, adiantou Mescolotto.

Com sistemas fotovoltaicos instalados e em implantação em Portugal, na Espanha, República Tcheca, Bulgária, Eslováquia, Grécia e Índia, a Efacec, que atualmente integra o consórcio construtor do Complexo Eólico Livramento, fará sua estreia no Brasil em sistemas fotovoltaicos com o projeto Megawatt Solar. 

“A Eletrosul é um dos clientes mais importantes que temos no Brasil. Esperamos que essa parceria se aprofunde”, afirmou o diretor-presidente da Efacec do Brasil, Artur Fuchs. 

Ele entende que o projeto da Eletrobras Eletrosul será um marco para estimular a expansão da energia solar fotovoltaica no país. “Dará uma visibilidade muito importante, ainda mais por ser o prédio de uma das concessionárias do setor elétrico”, avaliou.

Projeto-vitrine – O projeto conceitual do Megawatt Solar, que segue o modelo BIPV (sigla em inglês para Sistema Fotovoltaico Integrado à Edificação), prevê a instalação de módulos fotovoltaicos na cobertura do prédio e dos estacionamentos da sede da Eletrobras Eletrosul, totalizando uma área de aproximadamente 10 mil m². 

A produção da usina – em média, de 1,2 gigawatts-hora (GWh) por ano – equivale ao consumo anual de cerca de 570 residências. Essa energia será conectada à rede elétrica local e comercializada a consumidores livres por meio de leilões. 

A compra dessa energia deverá ser associada a um Selo Solar, desenvolvido pelo Instituto Ideal em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que funcionará como atestado do comprometimento da empresa com o desenvolvimento sustentável.

“Estamos introduzindo um conceito novo de vender a energia solar para o mercado livre de forma diferenciada, associada a um certificado de origem. E o sucesso deste projeto vai significar o avanço da Eletrosul na geração fotovoltaica. 

Esta, de fato, é a energia do futuro”, destacou o diretor de Engenharia e Operação da empresa, Ronaldo dos Santos Custódio

Fonte: www.ambienteenergia.com.br