sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Faber Castell, Autometal e Vale estão entre as principais empresas brasileiras compradoras de energia renovável

Garantir o suprimento de energia é um dos maiores desafios das empresas e a energia renovável oferece uma solução com excelente custo-benefício

A Faber Castell, a Autometal e a Vale estão entre as principais empresas de grande porte do Brasil compradoras de energia renovável, de acordo com um índice publicado pela Bloomberg New Energy Finance e encomendado pela Vestas Wind Systems. 


Os resultados foram anunciados na quarta-feira (29) num evento no Rio de Janeiro, que teve como anfitriã Gabriela da Rocha Oliveira, executiva de pesquisa para América Latina da Bloomberg New Energy Finance, e Morten Albaek, diretor de Marketing da Vestas. 

O Índice Corporativo de Energia Renovável do Brasil é baseado em pesquisas enviadas às 200 maiores empresas do país.

O estudo realizado no Brasil faz parte do Índice Corporativo de Energia Renovável Global (CREX), que será divulgado em 14 de setembro de 2012. 

O objetivo do CREX é identificar a quantidade e as fontes de energia renováveis utilizadas por empresas em todo o mundo, com base nos resultados de uma pesquisa detalhada realizada com 309 empresas de 26 países. 

Isso proporciona a transparência necessária para diversos influenciadores, como empresas, investidores, legisladores, ONGs e consumidores.

As empresas podem também avaliar seu desempenho em contratação de energia renovável em comparação a seus concorrentes e verificar como as indústrias líderes em sustentabilidade utilizam a energia renovável para tornar suas operações e cadeias sustentáveis. 

As principais fontes de energias renováveis são: geotérmica, solar, eólica, hidrelétrica, de resíduos, entre outras.

No Brasil, o investimento em energia renovável é bastante atrativo, já que o custo por MWh produzido é estável. 

Em geral, 86% das empresas brasileiras que divulgaram dados sobre seus métodos de contratação investiram no acesso a fontes de energia renovável. 

Ainda de acordo com o estudo, as empresas brasileiras estão superando o uso de energia renovável do CREX global. 

A empresa mineradora Vale teve um consumo absoluto de energia renovável de 7,5 TWh em 2011, de longe o maior consumo absoluto no âmbito do CREX brasileiro e entre os 5 maiores em todo o mundo. 

Liderando o ranking de compartilhamento de uso de energia renovável estão a filial brasileira da Faber Castell, a maior fabricante de lápis do mundo, e a metalúrgica Autometal, ambas com 100% de suas necessidades de energia contratadas a partir de fontes renováveis.

Os entrevistados também indicaram que as energias renováveis geram retornos atrativos sobre os investimentos. 

Além disso, o desejo do consumidor por produtos fabricados com o uso de energias renováveis é crescente. 

Estima-se que 9 em cada 10 brasileiros preferem energia de fontes renováveis e 94% dos consumidores do país acreditam que o aumento no uso deste tipo de energia é uma boa maneira de reduzir o impacto sobre o clima.