segunda-feira, 18 de março de 2013

Fontes renováveis responderão por 85% da matriz brasileira em 2020





Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Ventura, a hidroeletricidade, a biomassa e a energia eólica, somadas correspondem a 76,4% do total da expansão da capacidade instalada para os próximos 10 anos


O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Ventura, afirmou durante o encontro empresarial entre Brasil e Finlândia, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que as fontes renováveis serão responsáveis por 85% da oferta de energia elétrica no ano de 2021 no Brasil.

“O Brasil é um grande laboratório na utilização de energias renováveis. 

Temos boas perspectivas de investimento para os próximos anos no setor e continuaremos o processo de diversificação da nossa matriz energética”, explicou Ventura.


Citando dados do plano decenal de energia 2021, o secretário lembrou que a hidroeletricidade, a biomassa e a energia eólica, que somadas correspondem a 76,4% do total da expansão da capacidade instalada para os próximos 10 anos, serão as prioridades do governo para ampliação da matriz de energia elétrica. 

Na ocasião, Ventura defendeu ainda as qualidades de fontes de energias menos poluentes. Segundo ele, além de competitivas e com baixa emissão de gases que colaboram com o efeito estufa, tais fontes possuem tecnologia nacional. 

“Por esse conjunto de razões, contamos com esse tipo de fonte para a próxima década”, avaliou.


No setor de energia elétrica, o Secretário aproveitou para apresentar à comitiva finlandesa o cenário de produção de energia elétrica no Brasil. 

"Da energia utilizada em nosso País, pouco mais de 90% é produção nacional. Em outras palavras, somos quase autossuficientes na produção de energia elétrica", afirmou. 


O potencial do mercado de energia eólica, que deve crescer nos próximos anos, também foi apontado como promissor. “Hoje, a eólica é uma fonte competitiva, com crescimento acelerado”, disse.

Da redação