terça-feira, 12 de março de 2013

Energias renováveis: setor em alta no Ceará

O Ceará lidera a produção de energia eólica no Brasil, favorecido pela intensa força dos ventos nordestinos


Os bons ventos já sopram há tempos no Ceará. Nas últimas décadas, as paisagens de algumas das nossas mais belas praias foram contempladas por gigantescas pás eólicas que se movem com a força dos ventos para gerar energia. 

E o melhor disso é que a fonte deste tipo de energia é renovável, isto é, não corre risco de esgotamento.

Nosso estado é pioneiro nos investimentos em energias limpas, com o intuito de proporcionar uma maior qualidade de vida aos cearenses e conseguir alcançar a independência energética. 

Atualmente, o Ceará lidera a produção de energia eólica no Brasil, favorecido pela intensa força dos ventos nordestinos, mas outros investimentos estão na ordem do dia para o nosso Estado, como a geração de energia solar.


O Ceará também possui uma alta capacidade de produção deste tipo de energia, já que os baixos índices pluviométricos provocam um bom período de exposição às emissões de raios solares em todo o Estado. 

Outro fato que colabora para a geração de energia solar no Ceará, além do baixo custo, é que aqui possuímos 70% do solo cristalino, o que possibilita ainda uma menor retenção de água e maior exposição aos raios solares. 

Este tipo de tecnologia já é empregado com sucesso em países como a Alemanha, o Japão e os Estados Unidos e chegou ao Ceará com bastante força, após o lançamento da primeira usina de energia solar do Estado, na cidade de Tauá.

Por isso, é indispensável que o Ceará promova debates e discussões sobre energias renováveis. Neste ano, temos a 7ª edição do All About Energy, evento internacional que tem como foco compartilhar experiências e histórias de sucesso no ramo, know-how, estratégias, tecnologias e projetos de nível nacional e internacional bem como promover o debate de temas relevantes para o setor de energias limpas, como o mercado de comercialização e contratos, logística e competitividade, economia de carbono, eficiência energética e sustentabilidade. 

Entretanto, a energia solar será o grande destaque da feira.

O All About Energy 2013 é realizado até o dia 13 de março, no Centro de Eventos do Ceará, numa parceria com o Governo do Estado. Tem a presença de empresas nacionais e estrangeiras do setor de energias limpas, investidores internacionais, representantes de governos, instituições públicas e privadas, pesquisadores e estudantes, que participarão dos painéis, debates e palestras que a feira oferecerá, no intuito de promover o interesse pelas questões ambientais e comerciais do ramo de energias renováveis.

Diretora executiva do All About Energy