sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Resíduos são trocados por desconto na energia elétrica

A reciclagem é uma prática que beneficia a população e o meio ambiente. Mas e se, além disso, também fosse possível levar energia elétrica a mais pessoas? 


Essa é a base de um projeto inovador que fez com que a Coelce, distribuidora de energia do Estado do Ceará, fosse uma das contempladas pelo Prêmio Nacional de Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) em 2011.

A empresa já havia sido finalista na edição anterior do prêmio pela conquista da excelência na maioria dos critérios. “Aprimoramos a forma de gerir as práticas da companhia e conseguimos melhorar em todos os pontos”, afirma o presidente da Coelce, Abel Rochinha.

O segredo do sucesso, segundo o executivo, é ter um foco muito grande no cliente e uma área técnica bastante eficiente. “Além disso, temos um planejamento estratégico que leva em conta quatro perspectivas diferentes: a do colaborador, do cliente, do acionista e da sociedade. Nós temos obtido resultados que demonstram satisfação em cada uma delas”, ressalta.

Para Rochinha, o Ecoelce – projeto de responsabilidade social que permite a troca de resíduos por bônus na conta de energia – , foi a ‘cereja do bolo’ porque a empresa já vinha se destacando pela satisfação de seus clientes, inclusive sendo reconhecida como a melhor distribuidora de energia do País por três anos consecutivos.

O Ecoelce foi criado em 2007 e até outubro deste ano já atendeu mais de 350 mil clientes cadastrados. Foram 11.565 toneladas de resíduos e um total de R$ 1,3 milhão em descontos nas contas de luz. Segundo Rochinha, pode parecer um típico projeto verde, mas a verdade é que acaba sendo um forma de gerar renda para a base da pirâmide, que consegue pagar sua conta.

Como funciona o Ecoelce

Para trocar o lixo reciclável por bônus na conta de energia, o titular da conta solicita um cartão Ecoelce com chip, onde ficam registrados seus dados. Depois, basta levar esse cartão e o lixo reciclável aos postos de coleta. Lá o valor é creditado, via web, como desconto na próxima conta. Se o bônus for maior que o valor da conta, o excedente será creditado na fatura seguinte.

Rochinha destaca ainda que o projeto não atende só a baixa renda. Qualquer cliente pode se cadastrar e, se ele não usar o bônus para si mesmo, pode doar o desconto para as contas de energia de instituições, hospitais e ONGs. “Essa atitude reforça a nossa preocupação com a sociedade. De qualquer forma, o bônus será usado em benefício de quem mais precisa”, afirma.

O Ecoelce conta atualmente com 53 postos de coleta, espalhados pela capital Fortaleza e pelo interior do Ceará, num total de 21 municípios atendidos. Entre os resíduos que podem ser reciclados estão: papel e papelão, garrafas PET, latas, embalagens tipo longa vida, embalagens de vidro, ferros em geral, arames, pregos, embalagens plásticas e óleo de cozinha.

Além dos pontos de coleta, o projeto conta com o Auto-Ecoelce, uma máquina de auto-atendimento, instalada em shoppings e eventos, que recolhe resíduos como PET, alumínio e aço. Para Rochinha, inovações como essa dão ao Ecoelce uma extensão maior e cada vez mais sólida. “A gente acredita que o que pode mudar este planeta para melhor são as pessoas, que podem fazer a diferença na luta por um mundo mais sustentável. Esse conceito, inclusive, está na essência do nosso negócio”, pontua.

Premiações

Além do Prêmio Nacional de Qualidade da FNQ, por seus resultados, o Ecoelce já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Um deles veio da revista Exame que, em conjunto com o Monitor Group, incluiu o projeto na lista das 25 melhores inovações brasileiras da última década.

O Ecoelce também foi um dos dez ganhadores do World Business and Development Awards (WBDA), premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos projetos mais importantes quanto ao seu alinhamento com os princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo. Além disso, foi eleito como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhados aos princípios do Pacto Global (United Nations – Global Compact).

Perspectiva para 2012

De acordo com o presidente da Coelce, entre as perspectivas para 2012 está manter a performance da companhia com gestão de boa qualidade e manter a satisfação do cliente. “Nós monitoramos as redes sociais como forma de medir a opinião dos nossos clientes e 75% se mostram satisfeitos de forma espontânea”, comemora.

Além disso, a Coelce pretende aprimorar e implementar novos projetos. O projeto Luz Solidária, que faz parte do Projeto de Eficientização de Consumidores Residenciais, integrante do Programa de Eficiência Energética Coelce/Aneel, deve ser ampliado, segundo afirma Rochinha.

A proposta é conceder descontos na compra de eletrodomésticos com selo Procel-Inmetro Classe “A” para consumidores residenciais que queiram trocar seus eletrodomésticos. Além de receber descontos na compra desses itens novos, os clientes podem doar parte do seu bônus para um projeto participante de uma rede de desenvolvimento social criada pela Coelce, em sua maioria, com foco em geração de renda e educação socioambiental.  Esse convênio também possibilita que consumidores de baixa renda adquiram esses produtos com desconto.

Prêmio Nacional de Qualidade

Para participar da premiação, as empresas devem ter como pré-requisitos responder aos oito critérios de excelência (liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados). De acordo com Gustavo Utescher, gerente de processos da FNQ e responsável por coordenar o processo de avaliação, em 2011, das 41 empresas inscritas, 21 foram selecionadas para receber a visita dos examinadores.

Além da Coelce, outras três empresas do setor de energia (CPFL Paulista, RGE e Eletrobras Eletronorte) foram premiadas. Segundo Utescher, esse é o resultado de um trabalho intenso, de mais de dez anos, de melhoria de gestão das organizações desse setor.”O reflexo desse processo é uma análise de como a gestão vem melhorando. 

O índice de maturidade de gestão (indicador criado pela FNQ) alcançou 53 pontos e é o melhor dos 20 anos da premiação, o que denota um desenvolvimento contínuo”, conclui Utescher.

Fonte: Movimento Brasil