quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

EPE habilita 231 empreendimentos para o leilão A-5

Ao todo, foram habilitados 205 parques eólicos, 5 hidrelétricas, 8 PCHs e 13 termelétricas
 

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) anunciou nesta terça-feira (06/12) que finalizou o processo de cadastramento para o leilão A-5, que será realizado no próximo dia 20 de dezembro, com o objetivo de suprir a demanda projetada das empresas distribuidoras para o ano de 2016. Segundo a EPE, recebeu habilitação técnica para participar do certame um total de 231 projetos, somando 6.286 MW de potência instalada.

Ao todo, foram habilitadas 205 parques eólicos, com capacidade total de 5.149 MW, 5 hidrelétricas, com capacidade de 388 MW, 8 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com capacidade 147 MW e 13 termelétricas movidas a bagaço de cana de açúcar, com capacidade de 602 MW.

Além disso, segundo a EPE, até o dia 09 de dezembro, outras usinas hidrelétricas poderão ser habilitadas. Entretanto, para isso, os empreendedores terão que apresentar a licença prévia (LP), emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), além da Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRDH), expedida pela Agência Nacional de Águas (ANA).

O presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, ressaltou a importância de o certame ter apenas fontes renováveis. Segundo ele, a participação de termelétricas a gás natural seria desejável, mas a não habilitação deste tipo de usina não preocupa, já existe uma boa quantidade de empreendimentos térmicos contratada anteriormente.

“O volume de oferta de geração habilitado pela EPE garante que a demanda das distribuidoras de eletricidade será plenamente atendida com as fontes renováveis de energia incluídas neste leilão”, avaliou Tolmasquim.

Da redação

Fonte: Smart Energy