segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Energias Limpas: Seagro trará personalidades Seminário Estadual

 












O dia 19 de outubro promete marcar a história da agroenergia tocantinense. 

É que nesta data será realizado o I Seminário Estadual de Energias Limpas, em Palmas, que contará com a participação de especialistas nacionais, como o coordenador Geral de Inserção de Novos Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energias, Marlon Leal, e o coordenador de projetos da Fundação Getúlio Vargas, Cleber Guarany. O evento ocorrerá dentro da programação da sétima edição do AmazonTech, marcada para os dias 18 a 22 de outubro, no Espaço Cultural.  
 
Segundo o subsecretário de Energias Limpas, Ailton Araújo, o Seminário de Energias Limpas será um marco porque irá chamar a atenção da população para o setor, que está adormecido no Estado. “A intenção é que toda a região comece a pensar em energias limpas. É uma área promissora porque a cada dia aumenta o consumo de energia e o Tocantins, assim como a Região Norte do País, tem muitas potencialidades. Podemos ter energia eólica, solar, produzir biocombustíveis em nossas extensas áreas”, disse o subsecretário.
 
Além de oportunizar uma troca de informações entre profissionais e empresários, as demandas do Estado e da Região também poderão ser apresentadas aos representantes de órgãos nacionais e institutos de pesquisa. “Teremos a oportunidade de solicitar melhorias, incentivos e financiamentos para que o setor se desenvolva ainda mais”, explicou Ailton.

Ao todo, serão ministradas 11 palestras no Seminário, inclusive do Subsecretário de Energias Limpas, que finalizará o evento com uma proposta: ‘A Criação do Fórum de Cooperação entre os Estados da Região Norte’. “Unidos, os estados podem fazer muito mais. Iremos propor a criação de um grupo para trocar experiências sobre o setor de Energias Limpas, visando sempre o desenvolvimento econômico e sustentável”, disse o Ailton Araújo.

Dentro das temáticas abordadas estão: ‘Mercado e Tendências no uso de biocombustíveis’, ‘O Desafio e o Uso de energia limpa em comunidades isoladas da região Norte’ e ‘Lixo: oportunidades de geração de energias, emprego e renda’.
 
AmazonTech

Realizado no Espaço Cultural em Palmas, o evento de projeção internacional quer promover o crescimento econômico sustentável da Amazônia Legal e contará com participação de representantes de nove estados brasileiros e também de outros países. Toda a programação será desenvolvida em sete eixos temáticos, dentre eles: Tecnologias de uso sustentável dos recursos naturais e Fontes Alternativas de Energia. A expectativa da organização, comandada pelo Sebrae - Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, é reunir cerca de 35 mil visitantes, 100 empresas e instituições expositoras e oferecer 100 capacitações, 300 agendamentos na rodada de negócios e apresentar 60 projetos, garantindo um volume de negócios da ordem de R$ 22 milhões.