terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aneel volta atenção para projeto de pesquisa em energia solar

Chamada de P&D atraiu mais de 100 empresas interessadas; para agência, fonte pode seguir o caminho da energia eólica

Por Paulo Silva Junior, de São Paulo

Crédito: Getty Images

A chamada pública para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) número 13/2011, que busca empresas interessadas em investir em energia solar, atraiu a atenção do mercado e da própria Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 
 
Segundo Aurélio Calheiros, da superintendência de P&D do órgão, "mais de 100 empresas já sinalizaram interesse", o que significa um recorde.

"A expectativa da diretoria e do setor estão muito grandes. A inserção solar tem um impulso com a Copa do Mundo, por causa dos estádios, e podemos fazê-la seguir o que está acontecendo com a eólica. É a chamada (de P&D) mais elogiada que a gente já criou e a diretoria, inclusive, pediu para acompanhá-la de perto", explica o especialista da Aneel.

O projeto prevê a instalação de uma usina solar fotovoltaica conectada, direta ou indiretamente, por meio de unidades consumidoras, à rede de distribuição ou transmissão, e com potência entre 0,5MW e 3MW. Também está no escopo do empreendimento a instalação de um sistema de monitoração e análise de dados, considerado essencial para a avaliação do desempenho técnico-econômico da iniciativa. Segundo a Aneel, o objetivo é incluir a geração solar na matriz e ajudar a reduzir seus custos.

Calheiros também revela que, após a visita de uma comitiva da Aneel à Alemanha, uma nova chamada pode surgir. Membros do órgão conheceram uma usina de geração de energia em uma estação de tratamento de esgoto. "Essa pode ser a próxima chamada de P&D. Acredito, sinceramente, que é mais um projeto de eficiência energética, mas está sendo estudado como um possível novo tema", adianta.

Calheiros ainda lembra que, desde 2008, a agência já recebeu 1,1 mil projetos de pesquisa e desenvolvimento, em um total de investimentos de R$1,8 bilhão. Desses, 771 terminaram com o agente mostrando interesse em continuar com a execução.