terça-feira, 27 de setembro de 2011

Negócios: conheça os 10 setores que estão em evidência no País

A individualização do consumo e a valorização dos serviços nunca foi tão positiva quanto a que se mostra no cenário atual.

 
Não é à toa, por exemplo, que para agradar aos clientes as empresas estejam apostando cada vez mais na execução de serviços que visem o bem-estar pessoal e no relançamento de produtos – estes, mais modernos que nunca.

Vale tudo para atrair o consumidor. Mas com tanta novidade por aí, será que é possível detectar quais são os negócios mais promissores para se investir? Na opinião do Portal InfoMoney, sim.

Para listar os dez setores cujos negócios estão em evidência no País, consultamos a opinião do coordenador de graduação da Trevisan Escola de Negócios, Dalton Viesti.

E se você ficou curioso ou está interessado em expandir seus negócios, basta conferir as dicas à seguir e fazer a aposta certa.

Negócios em evidência

Confira abaixo os 10 setores indicados pelo profissional:

- Alimentício – um dos preferidos do consumidor, o segmento cresce cada vez mais. Para atender às necessidades dos clientes que não dispõem de tempo para cozinhar, novos produtos prontos para o consumo entraram nas prateleiras. Além disso, os alimentos industrializados também ganharam mais sabor, novas receitas, ficaram mais saudáveis e passaram a ser comercializados também em porções individuais.

- Educação – a demanda por profissionais qualificados tem favorecido este setor, que também é beneficiado pelos incentivos fiscais do governo para programas de formação. Não é à toa que tantas universidades com cursos de graduação e pós tenham despontado por aí. Para entrar no ramo, entretanto, os interessados precisam antes cumprir uma série de exigências, inclusive as do MEC (Ministério da Educação). O resultado certamente será promissor.

- Tecnologia – os avanços na área de tecnologia têm impulsionado os produtos do segmento. A cada dia mais e mais novidades são lançadas para atender ao público consumidor. Os produtos são leves, portáteis, discretos e apresentam um design arrojado. Tal movimentação impulsiona também outros elos da cadeia, como o de varejo, TI (tecnologia da informação) e manutenção.

- Telefonia e internet – e se a tecnologia avança, a portabilidade também. Por esta razão, os segmentos de telefonia e internet estão sendo mais valorizados, especialmente pelos serviços oferecidos – que precisam se adequar às necessidades dos usuários de tablets, iPads, e-books e iPhones.

- Imobiliário – a valorização de espaços menores também tem sido observada no mercado, afinal, para que grandes apartamentos quando a quantidade de integrantes de uma família está diminuindo? Por esta razão, a demanda por imóveis com um ou dois dormitórios tem sido avaliada com bom olhos, especialmente nas capitais.

- Móveis e decoração – e se os espaços estão menores, a linha de equipamentos e móveis destinados à decoração dos mesmos também diminuiu. Ao menos, é isto o que se observa no mercado, que atualmente disponibiliza uma variedade de opções e móveis sob medida. “As pessoas querem composições práticas e belas”, diz Viesti.

- Cosméticos – investir em si mesmo se tornou um bom negócio. O aumento da expectativa de vida tem motivado as pessoas na busca por produtos e serviços que possam melhorar a aparência pessoal, bem como a saúde de cada indivíduo. Aliás, por tal popularização do consumo, os preços dos tratamentos estéticos também estão ficando mais acessíveis, fato que reforça o crescimento de tal mercado.

- Turismo e diversão – se autopresentear virou moda. Baseadas no conceito “eu trabalho, eu mereço”, cada vez mais pessoas têm investido em viagens e itens que possam significar diversão garantida. “Este é um bom segmento para se investir, afinal, a viagem dos sonhos ficou mais próxima das pessoas”, acredita Viesti.

- Infraestrutura urbana – e como a bola da vez é o conforto individual, não pense você que a infraestrutura urbana ficaria de fora dessa. A cada dia novas linhas de metrô, trem e ônibus são desenvolvidas facilitando a vida da população - esta precisa se deslocar com mais agilidade, conforto e segurança. O segmento encontra-se em evidência, principalmente pela proximidade da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Para se ter uma ideia, a expectativa é que regiões mais beneficiadas com tais melhorias sejam as capitais e áreas costeiras do País, justamente por seu potencial turístico.

- Eficiência energéticaa energia também tem se mostrado um bom setor para se investir. Impulsionado pela tecnologias, o segmento é responsável pelo desenvolvimento de sistemas que possam ampliar a vida útil de equipamentos e, ainda, reduzir os gastos de consumo. São tendência no mercado, por exemplo, os eletrodomésticos eficientes, bem como os prédios e apartamentos inteligentes. Por esta razão, montar um negócio dentro desta nova concepção pode se mostrar bastante promissor.