terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sinovel fecha contrato ao Brasil e marca chegada das turbinas chinesas no País

Parque Barra dos Coqueiros, da Desenvix, terá 23 turbinas da empresa asiática

Por Paulo Silva Junior


Turbinas SL1500 da Sinovel serão instaladas no Sergipe


Depois de todo o setor de energia eólica - sejam fornecedores de equipamentos ou empreendedores - admitir a presença cada vez mais forte dos orçamentos chineses para a negociação de turbinas a serem instaladas no Brasil, a Desenvix, do grupo Engevix, confirmou nesta segunda-feira (19/9) que fechou contrato de suprimento de turbinas com a Sinovel. Enfim, eles chegaram, com 23 aerogeradores de 1,5MW cada.

"O dragão chinês está chegando. As indústrias estão olhando para o desenvolvimento de suas tecnologias em mercados que nós operamos. E como um empreendedor global independente, somos o parceiro ideal", afirma o chefe-executivo da Desenvix, José Antunes Sobrinho, que abriu a possibilidade de manter acordos com a fabricante da China para projetos futuros.

O parque em questão é o Barra dos Coqueiros, no Sergipe, que comercializou 10MW médios de energia a um preço de R$ 152,00/MWh no primeiro leilão específico da fonte, em dezembro de 2009. A expectativa é de que a entrega aconteça até o final deste ano, já que a planta deve entrar em operação até julho de 2012.

Um dos principais entraves citados por geradores e especialistas no último mês, quando foram realizados os certames A-5 e de reserva, era o de como seria feito o financiamento desse tipo de projeto, modelo que não foi divulgado oficialmente para esta negociação. Porém, como a companhia ainda não possui uma linha de produção no Brasil, a opção mais provável deve ser a participação de um banco chinês na operação.

Mais China

O Diário Oficial da União nesta segunda-feira (19/9) publicou a autorização para viagem de técnicos de Furnas a reuniões na China e Alemanha, voltadas para "discussões sobre a implantação e exploração de energia renovável e visitas a uma fábrica de aerogeradores e parques eólicos". Estão escalados para a missão um total de oito profissionais, entre eles o diretor-presidenteda estatal, Flavio Decat, que viaja entre 24/9 e 3/10.