quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Vestas revelou seus planos para construir a maior turbina eólica dedicada offshore do mundo.



A Vestas, especializada em energia eólica offshore, revelou seus planos para construir a V164-7.0MW, maior turbina eólica dedicada offshore do mundo. Reduzir o custo de energia em relação à energia eólica marítima é essencial para a indústria. Algumas das dificuldades na consecução deste desafio são tamanho e o subseqüente aumento da captação de energia, o que significa uma necessidade de turbinas maiores, que são projetadas especificamente para o ambiente offshore.
A turbina V164 proposta teria uma capacidade de 7,0 MW, o dobro do seu antecessor, a V112 3,0 MW. Os espantosos 164 metros (538 pés) de diâmetro do rotor encobrem o tamanho do atual titular, o protótipo G10X instalado pela Gamesa na Espanha em 2009, que tem um diâmetro de 128 m (420 pés).




A maior turbina do mundo em capacidade eólica, a Enercon E-126, tem capacidade nominal de 7,58 MW, mas o seu diâmetro de 126 m (413 pés) será ainda menor em relação a V164 da Vestas.

A Vestas orientou o projeto pela execução de duas linhas distintas de P & D – uma enfocando um acionamento direto e outra uma solução orientada.

A Vestas V164 foi especialmente projetada para resistir aos fortes ventos do Mar do Norte e o processo de negócios é voltado para o mercado europeu, especialmente dos países da Europa do Norte, do Reino Unido, França, Suécia e Alemanha entre outros.

A construção do primeiro protótipo V164-7.0 MW estão previstos para o final de 2012 e a produção em série deve começar no início de 2015, se as encomendas recebidas forem suficientes para justificar os investimentos que são necessários.

A Vestas informou que a energia gerada necessária para produzir a turbina seria reembolsada no prazo de dez meses após a instalação.





Fonte: http://smartgridnews.com.br