segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Turbina da Siemens obtém certificação de tipo do DNV GL

Potência nominal é de 6MW; Documento deve acelerar produção em série

Da redação


A Siemens Energy obteve certificado de tipo do DNV GL, um dos principais órgãos de certificação do mundo, para a inovadora turbina eólica offshore D6, da companhia. 

O modelo Siemens SWT-6.0-154 é equipado com um gerador de acionamento direto, com rotor de 154 metros e apresenta, ainda, potência nominal de 6MW. O certificado oficial é mais um passo na aceleração da produção em série da turbina.

Dentro do processo de certificação, especialistas do DNV GL tiveram pleno acesso à engenharia e às instalações de montagem da Siemens em Brande, bem como às instalações de testes em Oesterild, na Dinamarca, e em Hunterston, no Reino Unido. 

A avaliação incluiu também a análise de maturidade do projeto da turbina e de seus processos de fabricação, a fase de instalação e início de operação, além da respectiva documentação.

Certificado de tipo para turbina Siemens D6 de acionamento direto: A maturidade do projeto da turbina SWT-6.0-154, seus processos de fabricação, instalação e início de operação e a respectiva documentação estão agora certificados pelo DNV GL.

O desenvolvimento da SWT-6.0-154 representa um importante avanço em direção à redução do custo da energia. Como a massa da cabeça da torre é de apenas 360 toneladas, a nova máquina, de seis megawatts, é um terço mais leve do que sistemas comparáveis. 

Essa vantagem proporciona uma maior viabilidade econômica em todas as etapas do projeto, desde a montagem e o transporte, que passa pelas fundações e instalação, até a fase operacional.

Uma turbina SWT-6.0-154 é capaz de abastecer até 6.000 residências europeias com energia eólica limpa. Esse certificado de tipo para a SWT-6.0-154 inclui uma vida útil de 25 anos de projeto, o que aponta cinco anos adicionais à antiga meta da Siemens, em seus projetos anteriores.

A energia eólica e os respectivos serviços associados fazem parte do Portfólio Ambiental da Siemens. 

Cerca de 43% da receita total da empresa provém de produtos e soluções verdes. Isso faz da Siemens um dos principais fornecedores mundiais de tecnologia ecologicamente correta.