Da redação
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lançou nesta semana novo hotsite dedicado à comemoração de seus 15 anos de atividades.
O endereço traz uma linha do tempo ilustrada que mostra a trajetória do mercado de comercialização de energia no Brasil e da CCEE, como a instituição responsável por viabilizar as relações de compra e venda de energia em todo o território nacional.
A realização do primeiro leilão, a primeira liquidação do mercado de curto prazo, o surgimento do mercado livre, entre outros marcos do setor de energia, são destacados na linha do tempo ajudando o leitor a entender o movimento de reestruturação do setor elétrico que teve o objetivo de aumentar a presença do capital privado e a competição entre os agentes, em benefício do consumidor.
O hotsite também traz depoimentos de pessoas, executivos, empresários e autoridades, que testemunharam e ajudaram a construir o modelo atual de comercialização de energia elétrica e a CCEE.
Além disso, o portal funciona como um acervo multimídia e esclarecedor da história da Câmara.
Instituída em 1999, sob o nome de Administradora do Mercado Atacadista de Energia Elétrica (Asmae), e com cerca de 50 agentes registrados, a CCEE hoje soma mais de 2,7 mil empresas associadas e R$24 bilhões contabilizados apenas em 2014 no mercado de curto prazo.
“Em 2004, fazíamos somente uma liquidação, que era a do mercado de curto prazo; e hoje fazemos cinco liquidações por mês, de múltiplas operações.
Em termos financeiros, os valores contabilizados e liquidados atualmente pela CCEE refletem a importância que hoje o mercado de energia tem no Brasil.
No ano passado, fizemos a gestão de R$ 20 bilhões.
Em outras palavras, evoluímos para uma organização muito maior e mais complexa, com as exigências correspondentes em governança”, observa o presidente do Conselho de Administração da entidade, Luiz Eduardo Barata Ferreira.
Conheça o espaço em www.ccee.org.br/15anos