quarta-feira, 8 de maio de 2013

Complexo eólico da Eletrobras Eletrosul terá centro de visitação

Foto por Ilustração/Arquivo Revista Bahia Energia
















A Eletrobras Eletrosul irá construir junto ao Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento, no extremo Sul do Rio Grande do Sul, um moderno centro de visitação que servirá como referência na adoção de tecnologias sustentáveis. 

Além de soluções de eficiência energética e conservação de energia aplicadas à arquitetura, a edificação agregará um sistema híbrido de geração de energia (eólico e solar) composto por painéis fotovoltaicos e um aerogerador de aproximadamente 10 metros de altura.

Instalado na parte mais alta do complexo eólico, o centro de visitação ocupará uma área total de 406 m², incluindo um prédio central e três quiosques externos. 

O terraço funcionará como um mirante, permitindo visão panorâmica dos parques eólicos, que mesclam a paisagem dos pampas com a modernidade dos aerogeradores (45 já estão em operação e outros 39 em implantação, totalizando 168 megawatts de potência). 

O receptivo terá sala de exposição de fotos, vídeos e maquetes do complexo eólico – o primeiro da Eletrobras Eletrosul –, além de auditório para palestras educativas e técnicas.

Com investimento previsto de R$ 800 mil, o projeto prevê, ainda, a implantação de reservatórios para água potável e captação da água de chuva, coletores solares para aquecimento da água e um telhado “verde”, conhecido como teto jardim, que ajudará no isolamento térmico. 

A estimativa é de que o espaço entre em funcionamento em 2014.

A exemplo de outras duas instalações da Eletrobras Eletrosul, a proposta é buscar a certificação em eficiência energética para o novo centro de visitação, tanto para a fase de projeto quanto para a edificação construída, segundo os critérios do Programa Brasileiro de Etiquetagem Inmetro/Procel. 

A empresa já obteve a etiqueta A de Eficiência Energética para a Casa Eficiente, que fica junto à sua sede, em Florianópolis, e para o prédio do Setor de Manutenção de Campos Novos, no interior de Santa Catarina.

Termo de compromisso

A prefeitura de Sant’Ana do Livramento será parceira da Eletrobras Eletrosul no centro de visitação do Complexo Eólico Cerro Chato. 

O acordo foi formalizado no dia 22 de abril, durante o evento de lançamento do livro “Usina Eólica Cerro Chato” – publicação que contou com o apoio da empresa. 

O termo de compromisso estabelece que o município fique responsável pela estrutura de pessoal que trabalhará no receptivo, segurança e manutenção do centro.



Fonte / autor: Ascom Eletrobras Eletrosul