segunda-feira, 22 de abril de 2013

P&D estratégico para inovação na geração eólica



P&D_destaque_noticia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na semana passada, a abertura da Chamada de Projeto Estratégico de P&D no 17/2013 – 

“Desenvolvimento de Tecnologia Nacional de Geração Eólica”. 

O tema foi apontado como estratégico durante os trabalhos de comissão técnica composta por Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aneel e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A chamada visa servir como incentivo ao desenvolvimento tecnológico nacional da cadeia produtiva da indústria de energia eólica, com foco no estímulo à redução dos custos de equipamentos e componentes, na capacitação profissional e tecnológica da cadeia produtiva da energia eólica, no aprimoramento regulatório e na otimização dos recursos energéticos, considerando o planejamento integrado de recursos, a complementaridade energética e a integração entre a fonte eólica e as demais fontes disponíveis.

Em seu voto, o diretor relator do processo, André Pepitone da Nóbrega, afirmou que a iniciativa serve de estímulo para o desenvolvimento tecnológico e para o aprimoramento regulatório da geração de energia eólica do País.  

“O sucesso dessa iniciativa proporcionará a viabilidade técnica e econômica para geração eólica com tecnologia nacional, aumentando a segurança de abastecimento e a diversificação da matriz energética brasileira”, concluiu.

As propostas de projetos estratégicos terão avaliação inicial obrigatória e presencial, além de acompanhamento da execução do projeto por meio de reuniões periódicas. 

A aprovação do projeto ocorrerá somente após a avaliação dos resultados alcançados, recursos empregados e investimentos realizados. 

Na escolha dos trabalhos, será dada preferência a estudos cooperativos, buscando a uniformização de critérios.

A Chamada poderá ser consultada no endereço eletrônico da Aneel (www.aneel.gov.br), por meio dos links:

Educação/Pesquisa e Desenvolvimento – 
Pesquisa e Desenvolvimento – 
Temas para Investimentos em P&D.

Fonte: Aneel