quinta-feira, 18 de abril de 2013

Biblioteca do Estado conta com usina de energia solar

Meio Ambiente

A Biblioteca Pública do Rio (BPE), localizada na Avenida Presidente Vargas, já conta com uma usina de geração fotovoltaica que irá garantir a eficiência energética do novo espaço.

A Light finaliza agora a instalação de um dispositivo de proteção na entrada da unidade para que, na sequência, a interligação da usina com a rede passe por testes. De acordo com a companhia de energia, as simulações devem ser concluídas em maio deste ano.

Também estão sendo instalados seis inversores que irão compor os equipamentos necessários para a transformação da energia gerada para uso no sistema elétrico da BPE. 

O empreendimento verde já apresenta 162 placas de energia solar em estrutura fixada na cobertura. Moderna e sustentável, a biblioteca produzirá anualmente 51,5 MWh. As medidas adotadas contribuirão para uma redução de até 30% do consumo.


Biblioteca do Estado conta com usina de energia solar

O projeto foi viabilizado pela Light, por meio do programa estadual Rio Capital da Energia. O custo total do equipamento é de R$ 585 mil. Sistema de reúso de água pluvial

– A Biblioteca Pública do Estado será o primeiro prédio verde construído para uma biblioteca na América Latina. 

Ela será a matriz de outras Bibliotecas Parque que o Governo está implantando no estado – disse a secretária de Cultura, Adriana Rattes.

Mais práticas estão sendo adotadas para transformar o espaço em um empreendimento sustentável. 

São elas: sistemas de reúso de água pluvial, telhado verde, acessórios de redução do consumo de água (torneiras de fechamento automático), entre outras.