quarta-feira, 15 de maio de 2013

Impsa desenvolve banco de ensaio de aerogeradores

Segundo a fabricante, banco é o maior da América Latina e permite fazer série de ensaios com máquinas de até 4MW

Da redação


Crédito: Divulgação

A Impsa anunciou ter o maior banco de ensaios de aerogeradores da América Latina localizado em sua fábrica em Suape (PE), denominada WPE. 

Desenhado para testar equipamentos da plataforma Unipower, o banco é um laboratório avançado que tem capacidade para máquinas de até 4MW e foi totalmente projetado e montado no Brasil.

Através dele, a empresa realiza uma bateria de testes com o objetivo de analisar as características mecânicas e elétricas, simulações de funcionamento e estudar softwares de apoio. 

O banco de testes foi financiado pela FINEP (Finaciadora de Estudos e Projetos) e faz parte do projeto de desenvolvimento do aerogerador IWP-100, desenvolvido para atuar especificamente em ventos brasileiros.

A máquina permite simular o exato funcionamento do aerogerador no parque, alcançando as diversas variações de velocidade. “Conseguimos fazer até 17 rotações por minuto (rpm). 

Com isso, é possível testar fatores como a energia gerada, todas as correntes, as tensões e temperaturas. 

A partir daí, montamos um diagnóstico do equipamento e checamos se ele está dentro dos requisitos do projeto”, explica Emílio Guiñazú, Diretor Executivo da WPE.

Ele ainda afirma que toda energia utilizada durante os ensaios é obtida através do próprio banco. 

“O equipamento alimenta o banco. É um circuito fechado. 

Quando ele opera em carga quase não temos gastos de energia da rede, só uma pequena parte que são as perdas elétricas e mecânicas do sistema”, explica.

A pesquisa e o desenvolvimento do banco de testes envolveu o trabalho de uma equipe formada por mais 100 profissionais, entre brasileiros e argentinos. 

“O projeto permitiu também a capacitação de nossos engenheiros. 

A possibilidade de colocarmos profissionais acompanhando, observando a máquina e resolvendo os problemas cria também um laboratório de capacitação”, afirma o diretor.