quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Brasil está próximo de um boom no mercado de energia sola, diz especialista


carlos.jpg
Para o engenheiro, nos próximos anos os brasileiros começarão a converter 
patrimônios imobiliários em usinas geradoras de energia.
Foto: Clara Corrêa/Redação EcoD


Nos próximos anos, o Brasil verá um boom no mercado das tecnologias de energia solar - especialmente aquelas aplicadas às edificações e cidades. 

A perspectiva é do engenheiro, empresário e consultor Carlos Farias. Em entrevista ao Portal EcoD ele destacou o desenvolvimento do setor, as vantagens do uso da energia renovável e a expectativa de um novo mercado de produção individual de eletricidade no Brasil.

Segundo Farias, o Brasil vive um “momento incrível” para o uso das ciências renováveis e para que os arquitetos insiram o uso delas nos projetos. 

Entre as principais tecnologias, ele destaca os coletores solares de água e os sistemas fotovoltaicos.

Cada chuveiro que um cidadão brasileiro instala custa ao governo de R$2.000,00 a R$3.000,00 para produzir energia para aquecê-lo.”
Carlos Farias, especialista em energia solar
A primeira é utilizada para gerar calor, enquanto a segunda produz eletricidade a partir do sol, conta o engenheiro. 

Ele destaca ainda que, enquanto os coletores já se consolidaram no mercado com alternativa barata e acessível para moradores de todo o país, os sistemas fotovoltaicos enfrentam problemas como a ausência de fábricas nacionais e de profissionais capacitados para projetar e instalar os equipamentos corretamente.

Com isso, os custos aumentam e dificulta a difusão da tecnologia em larga escala, diz Farias. 

Apesar disso, ele acredita que dentro de um futuro próximo projetistas, arquitetos e moradores já poderão ser produtores de eletricidade utilizando a energia solar, além de também poderem aquecer a água com redução de até 100% na conta de luz. 

“A expectativa é de que o Brasil inteiro possa gerar energia fotovoltaica nos próximos cinco anos”, afirma.

No vídeo abaixo, Farias comenta as principais vantagens do uso das tecnologias renováveis, da melhor distribuição da energia, as consequências da produção local de eletricidade e as oportunidades que surgirão com as novas demandas. 
 



Fonte: www.ecodesenvolvimento.org