terça-feira, 25 de setembro de 2012

A Revolução Eólica (43) - IMPSA produz geradores para Complexo Eólico Livramento



Por Cleber Dioni Tentardini

O grupo argentino IMPSA vai fornecer as 39 turbinas eólicas de 2MW cada, dos próximos cinco parques eólicos que já estão sendo construídos no Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento.

Esses parques representam a primeira fase do Complexo Eólico Livramento, um projeto da Eletrosul Centrais Elétricas, que detém 49% do investimento, em parceria com a Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social - Elos, com 10%, e o Fundo de Investimento Privado (FIP) Rio Bravo , com 41% das ações. A estatal e as entidades constituíram a Livramento Holding S.A para gerenciar as usinas.

Nessa mesma região da fronteira-oeste do Rio Grande do Sul, a estatal subsidiaria da Eletrobras é proprietária das usinas eólicas Cerro Chato I, II e III, com 45 aerogeradores e 90MW de capacidade instalada, em funcionamento desde 2011.

Fábrica no RS

Os aerogeradoresestão sendo produzidos na WPE – fábrica da IMPSA no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Pernambuco, instalada em 2008, com 600 funcionários, e capacidade de produzir 500 máquinas por ano e abastecer 1000 MW/ano. 

A entrega das turbinas modelo IWP-100, mais atual da empresa, está prevista para o primeiro trimestre de 2013, de acordo com o diretor de Comunicação do grupo argentino, Santiago Miles

A partir de 2014, o grupo espera reduzir os custos logísticos de operação quando pretende já estar operando sua nova planta em solo gaúcho – o município sede ainda não foi definido, ficará no eixo Região Metropolitana de Porto Alegre e Caxias do Sul. 

Ainda estão sendo verificados fatores como resistência do solo, nível de terraplanagem e acessos.

A IMPSA espera iniciar ainda este ano as obras da sua fábrica gaúcha, prevendo começar a operar no segundo semestre de 2013. Vai investir R$ 87,5 milhões na unidade que terá capacidade de fabricar 200 aerogeradores por ano.

Presente em 40 países

Em seus mais de cem anos de história no setor de energia, a IMPSA já forneceu equipamentos para centrais de geração elétrica que totalizam mais de 45.000MW de potência instalada. 

Está presente em mais de 40 países, nos cinco continentes, com mais de seis mil empregados. A multinacional possui contratos superiores a U$S 3.900 milhões.

Desde os anos 80 a multinacional acompanha a evolução do setor de energia eólica através da pesquisa e desenvolvimento. 

Em 1998 foram iniciados os estudos sobre materiais compostos e no inicio de 2003, o desenvolvimento de tecnologia própria até conseguir o primeiro protótipo de 1,5 MW. 

A IMPSA desenvolveu seu próprio conceito UNIPOWER®, com acionamento direto (DDPM) que une em um só componente ao gerador elétrico e o cubo rotor, eliminando peças complexas e reduzindo e facilitando o transporte, a operação e manutenção. 

Graças à tecnologia UNIPOWER®, melhora-se a eficiência e a confiabilidade dos aerogeradores.Hoje, produz aerogeradores de até 2,5MW.

Os centros de produção estão no Brasil, na Argentina e na Malásia. 

Em Pernambuco, além da fábrica de turbinas, haverá uma planta para produção de componentes hidrelétricos. 

Fotos