segunda-feira, 2 de junho de 2014

Avião movido a energia solar faz primeiro voo de testes

O avião Solar Impulse 2, propulsado a energia solar, realizou seu primeiro voo de testes

Denis Balibouse/Reuters

O avião suíço Solar Impulse 2
O avião suíço Solar Impulse 2: avião conta com quatro motores elétricos

Payerne - O avião suíço Solar Impulse 2, movido a energia solar, realizou nesta segunda-feira seu primeiro voo de testes na base aérea de Payerne, primeira etapa antes de tentar, em março de 2015, a volta ao mundo.

O voo ao redor da base, que fica na região central da Suíça, durou duas horas e 15 minutos, meia hora a mais do que estava previsto inicialmente.

O avião conta com quatro motores elétricos alimentados por 17.200 células solares e nesta segunda-feira foi conduzido pelo piloto alemão Markus Scherdel.

O mesmo piloto fez o primeiro voo com a versão anterior do avião, em junho de 2009.

Depois de se deslocar várias centenas de metros pela pista, alçou voo lentamente planando com as asas imensas, de maior envergadura que as de um Boeing 747.

A aeronave tem previsto um programa de voos de teste durante o verão na Suíça. Após uma hora no ar, o diretor de voo informou que não havia sido detectado "nenhum problema no sistema elétrico e de propulsão" e que a estabilidade do avião era boa.

"É um grande momento porque trabalhamos muito para conseguir estar no ar a tempo e agora percebemos que tudo saiu como esperávamos. Precisamos seguir com os testes, mas é um bom início", declarou o piloto após o pouso.

Este protótipo, o segundo que funciona exclusivamente com energia solar, mede 72 metros, assim como um Airbus A380, mas tem um peso de 2.300 kg, 150 vezes menos que o Airbus.

Seus criadores, Andre Borschberg, um ex-piloto militar, e Bertrand Piccard, o neto do explorador Auguste Piccard, já têm muita experiência graças ao primeiro protótipo com o qual cruzaram a Europa para chegar ao Marrocos, antes de realizar um voo em direção aos Estados Unidos.