A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na semana passada, a abertura da Chamada de Projeto Estratégico de P&D no 17/2013 –
“Desenvolvimento de Tecnologia Nacional de Geração Eólica”.
O tema foi apontado como estratégico durante os trabalhos de comissão técnica composta por Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aneel e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A chamada visa servir como incentivo ao desenvolvimento tecnológico nacional da cadeia produtiva da indústria de energia eólica, com foco no estímulo à redução dos custos de equipamentos e componentes, na capacitação profissional e tecnológica da cadeia produtiva da energia eólica, no aprimoramento regulatório e na otimização dos recursos energéticos, considerando o planejamento integrado de recursos, a complementaridade energética e a integração entre a fonte eólica e as demais fontes disponíveis.
Em seu voto, o diretor relator do processo, André Pepitone da Nóbrega, afirmou que a iniciativa serve de estímulo para o desenvolvimento tecnológico e para o aprimoramento regulatório da geração de energia eólica do País.
“O sucesso dessa iniciativa proporcionará a viabilidade técnica e econômica para geração eólica com tecnologia nacional, aumentando a segurança de abastecimento e a diversificação da matriz energética brasileira”, concluiu.
As propostas de projetos estratégicos terão avaliação inicial obrigatória e presencial, além de acompanhamento da execução do projeto por meio de reuniões periódicas.
A aprovação do projeto ocorrerá somente após a avaliação dos resultados alcançados, recursos empregados e investimentos realizados.
Na escolha dos trabalhos, será dada preferência a estudos cooperativos, buscando a uniformização de critérios.
Na escolha dos trabalhos, será dada preferência a estudos cooperativos, buscando a uniformização de critérios.
A Chamada poderá ser consultada no endereço eletrônico da Aneel (www.aneel.gov.br), por meio dos links:
Educação/Pesquisa e Desenvolvimento –
Pesquisa e Desenvolvimento –
Temas para Investimentos em P&D.
Fonte: Aneel