segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Um apelo global por novas energias

Wilson Marini Da APJ




Ao optar por economia de baixo carbono, o mundo pode evitar custos financeiros e ambientais nos próximos 15 anos, segundo afirmação feita por grupo de especialistas antes da cúpula das Nações Unidas sobre o clima. 

Eles pediram maior ação global para a adoção de energias renováveis, o fim do desmatamento e a integração da investigação sobre as tecnologias adequadas como parte do combate às alterações climáticas. 

Segundo o relatório, os próximos 15 anos serão decisivos diante de economia mundial em plena reestruturação e face à dificuldade de respeitar o objetivo de limitar o aquecimento global a 2ºC. 

O estudo cita investimento mundial de US$ 90 bilhões em infraestrutura nesse período, em que é esperado rápido aumento da urbanização. 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convocou reunião de cúpula sobre o clima para o dia 23 de setembro, nas Nações Unidas, na esperança de preparar a próxima grande conferência mundial de Paris em 2015. 

O relatório apela igualmente à supressão progressiva das energias fósseis, assim como ao reflorestamento de 500 milhões de hectares de florestas e de terras cultiváveis até 2030.

Em São Paulo
Na matriz energética do Estado de São Paulo, a cana-de-açúcar responde por 29% da oferta total de energia produzida no Estado e a hidráulica por 8%. 

Petróleo e derivados, gás natural, carvão, lenha e outras fontes participam, respectivamente, com 60%, 6%, 2,6%, 1% e 2%, conforme dados mais recentes disponibilizados pela Secretaria Estadual de Energia e que se referem a 2011. 

O Estado é responsável por 18% da capacidade instalada de geração de energia hidráulica e por 52% da produção de álcool nacional. 

Isso faz de São Paulo uma ‘reconhecida liderança em geração de energia limpa’, propaga para investidores internacionais a agência oficial Investe SP.

Bacia de Santos
Além de conjunto de usinas hidrelétricas, da capacidade de produção de etanol de cana-de-açúcar e da rede de distribuição de gás canalizado trazido pelo gasoduto Brasil-Bolívia, o Estado conta ainda com a reserva de hidrocarbonetos da Bacia de Santos, que engloba todo o litoral paulista, constituindo a região exploratória mais promissora atualmente na costa brasileira. 

Em 2012, 14 poços foram perfurados na Bacia de Santos, totalizando 51 (37 exploratórios), segundo a Petrobras.

Gás natural
Embora ainda restrito, o uso do gás natural vem crescendo no Estado. Em período de 15 anos, a participação desta fonte no consumo energético final passou de 2% para 6%. Com o início das operações, em 2011, do primeiro trecho do gasoduto Caraguatatuba/Taubaté (Gastau), essa participação deve aumentar.

Biocombustíveis
Com o objetivo de apoiar a pesquisa na área de biocombustíveis, criando conhecimento para a produção sustentável e aplicações baseadas principalmente em etanol de cana-de-açúcar, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) dispõe do Programa de Pesquisa em Bioenergia (Bioen), que articula a pesquisa acadêmica e aplicada sobre bioenergia com empresas do setor. 

O CTBE (Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol) é instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltada à obtenção de etanol de cana-de-açúcar com alta produtividade, mediante o aproveitamento máximo de matéria-prima e a observância de práticas sustentáveis pelo setor produtor. 

A fim de fomentar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico aplicados à indústria do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) administra o CT Petro, fundo setorial de ciência e tecnologia voltado ao aumento da produtividade, à redução dos custos e à melhoria da qualidade dos produtos do setor.

Pré-sal
As recentes descobertas de reservas de petróleo na camada de pré-sal na costa brasileira podem ter reflexos não só na economia, mas também no desenvolvimento de tecnologias nacionais que simulem e aprimorem métodos de escoamento de óleo, dióxido de carbono e gás, sem a habitual dependência internacional, segundo divulgou o Correio Braziliense. 

Novo passo nesse sentido foi dado com a inauguração do Lemi (Laboratório de Escoamentos Multifásicos Industriais) da EESC (Escola de Engenharia de São Carlos), entidade com mais de 20 anos de experiência acadêmica em escoamento multifásico.