quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O sol que vale a pena

Brasil - A combinação de tarifas elétricas caras, queda nos preços dos painéis fotovoltaicos e redução dos juros faz com que o investimento em geração solar para consumidores residenciais seja viável em algumas áreas do território nacional



Brasil - Gerar a própria energia elétrica com painéis solares vale a pena para clientes de metade das distribuidoras de energia brasileiras, em 19 estados do país.

A combinação de tarifas elétricas caras, queda nos preços dos painéis fotovoltaicos e redução dos juros faz com que o investimento seja viável para consumidores residenciais em algumas áreas do território nacional, aponta estudo da consultoria PSR.

Os levantamentos feitos até o momento sobre a competitividade da energia solar se limitavam a relacionar a tarifa das concessionárias e o preço dos equipamentos, considerando que fossem importados e instalados pelo próprio consumidor.

O estudo da PSR é o primeiro que calcula o preço final para o consumidor, já levando em conta a irradiação solar, todos os equipamentos necessários para ligar os painéis à rede de distribuição e o gasto com a empresa integradora, que prestará os serviços.

Apesar das condições favoráveis, a geração distribuída deve começar a se desenvolver apenas em 2013, pois a Aneel deu prazo até dezembro para as distribuidoras adaptarem suas redes e sistemas.

A expectativa, porém, é que a situação melhore até lá.

Não só porque os painéis devem ficar mais baratos, mas também porque o governo federal está planejando medidas de incentivo ao setor.

Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra

Brasil Energia - Julho 2012 - O sol que vale a pena.pdf

Fonte: www.procelinfo.com.br