sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Faber Castell, Autometal e Vale estão entre as principais empresas brasileiras compradoras de energia renovável

Garantir o suprimento de energia é um dos maiores desafios das empresas e a energia renovável oferece uma solução com excelente custo-benefício

A Faber Castell, a Autometal e a Vale estão entre as principais empresas de grande porte do Brasil compradoras de energia renovável, de acordo com um índice publicado pela Bloomberg New Energy Finance e encomendado pela Vestas Wind Systems. 


Os resultados foram anunciados na quarta-feira (29) num evento no Rio de Janeiro, que teve como anfitriã Gabriela da Rocha Oliveira, executiva de pesquisa para América Latina da Bloomberg New Energy Finance, e Morten Albaek, diretor de Marketing da Vestas. 

O Índice Corporativo de Energia Renovável do Brasil é baseado em pesquisas enviadas às 200 maiores empresas do país.

O estudo realizado no Brasil faz parte do Índice Corporativo de Energia Renovável Global (CREX), que será divulgado em 14 de setembro de 2012. 

O objetivo do CREX é identificar a quantidade e as fontes de energia renováveis utilizadas por empresas em todo o mundo, com base nos resultados de uma pesquisa detalhada realizada com 309 empresas de 26 países. 

Isso proporciona a transparência necessária para diversos influenciadores, como empresas, investidores, legisladores, ONGs e consumidores.

As empresas podem também avaliar seu desempenho em contratação de energia renovável em comparação a seus concorrentes e verificar como as indústrias líderes em sustentabilidade utilizam a energia renovável para tornar suas operações e cadeias sustentáveis. 

As principais fontes de energias renováveis são: geotérmica, solar, eólica, hidrelétrica, de resíduos, entre outras.

No Brasil, o investimento em energia renovável é bastante atrativo, já que o custo por MWh produzido é estável. 

Em geral, 86% das empresas brasileiras que divulgaram dados sobre seus métodos de contratação investiram no acesso a fontes de energia renovável. 

Ainda de acordo com o estudo, as empresas brasileiras estão superando o uso de energia renovável do CREX global. 

A empresa mineradora Vale teve um consumo absoluto de energia renovável de 7,5 TWh em 2011, de longe o maior consumo absoluto no âmbito do CREX brasileiro e entre os 5 maiores em todo o mundo. 

Liderando o ranking de compartilhamento de uso de energia renovável estão a filial brasileira da Faber Castell, a maior fabricante de lápis do mundo, e a metalúrgica Autometal, ambas com 100% de suas necessidades de energia contratadas a partir de fontes renováveis.

Os entrevistados também indicaram que as energias renováveis geram retornos atrativos sobre os investimentos. 

Além disso, o desejo do consumidor por produtos fabricados com o uso de energias renováveis é crescente. 

Estima-se que 9 em cada 10 brasileiros preferem energia de fontes renováveis e 94% dos consumidores do país acreditam que o aumento no uso deste tipo de energia é uma boa maneira de reduzir o impacto sobre o clima. 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Eólica continua forte, mas avanço pode ser menor em 2012


A situação de menor demanda nos leilões de 2012 deve afetar todas as fontes, e em menor escala a eólica

Reuters

Energia eólica
Energia eólica: apesar de uma expectativa de menor contratação de energia eólica 
neste ano, o crescimento da fonte no país continua forte





























São Paulo - A energia eólica deverá continuar sendo uma das fontes de geração mais competitivas nos leilões de energia nova deste ano. Mas diante de dúvidas sobre a demanda a ser contratada, a expansão em 2012 pode não chegar à meta de 2 gigawatts (GW) ao ano do setor.

"A nossa meta é sempre 2 GW por ano, mas neste ano não sabemos se vamos atingir essa meta", disse a presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Élbia Melo, à Reuters.

A situação de menor demanda nos leilões de 2012 deve afetar todas as fontes, e em menor escala a eólica.

"O número que a gente espera, pelo comportamento da eólica, é que de qualquer montante que for contratado pelo menos 80 por cento será de eólica", disse Élbia, acrescentando que qualquer estimativa numérica de demanda a ser contratada nos próximos leilões seria pouco confiável neste momento.

Em 2012, muitas distribuidoras estão sobrecontratadas e agentes do setor demonstram incerteza quanto à necessidade de se realizar um leilão A-3 neste ano, que contrataria energia a ser entregue a partir de 2015.

Os leilões de energia A-3 e A-5 (este último que contrata energia a ser entregue a partir de 2017) estão marcados para outubro, sendo que 14.260 megawatts (MW) de eólicas estão cadastrados para participar do primeiro e 12.547 MW para o segundo. Esses empreendimentos ainda vão passar pela fase de habilitação para participar dos certames, processo em que o número de participantes é reduzido.

O mercado de equipamentos desse setor no Brasil somará 25 bilhões de reais nos próximos cinco anos, segundo informações da Abeeólica que serão apresentadas no 3o Brazil WindPower, evento que a associação realiza nesta semana, no Rio de Janeiro.

Atualmente, o Brasil conta com 11 fabricantes de equipamentos eólicos com uma capacidade de produção que soma 3,4 GW por ano, parte da qual é exportada.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu recentemente os registros de seis fabricantes que estavam cadastrados no Finame --financiamento para produção e aquisição de equipamentos nacionais--, após uma auditoria constatar que eles não atendiam o conteúdo mínimo nacional exigido.

Esse descredenciamento afetou cerca de 1,5 GW em potência viabilizada nos últimos leilões, segundo Élbia, referentes aos empreendedores que já haviam fechado contratos com fabricantes que foram descredenciados para financiamento do BNDES.

O chefe do departamento de Fontes Alternativas do banco de fomento, Antonio Tovar, afirmou, no início do mês, que tais empreendimentos não ficarão sem financiamento, sendo que o empréstimo seria concedido a taxas de juros mais altas.

Élbia acredita que o descredenciamento pode até afetar na percepção de risco dos empreendedores para o próximo leilão A-3. Porém, como o leilão é muito competitivo entre os projetos eólicos, isso não deve se refletir tanto no preço da energia.

"Nessa condição de competição, talvez os investidores não consigam colocar tanto no preço a percepção de risco", disse Élbia.

Alckmin afirma que ipt ajudará país a ampliar energias renováveis em sua matriz

Durante cerimônia de posse do novo diretor-presidente do Instituto, Governador inaugurou três novos laboratórios; presidente da Investe SP, Luciano Almeida, também participou do evento.


O governador Geraldo Alckmin afirmou na tarde de segunda-feira, 27 de agosto, durante cerimônia de posse do novo diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fernando José Gomes Landgraf, que o trabalho no Instituto será fundamental para que o Estado possa elevar para 69% a participação de energias renováveis em sua matriz energética até 2020.

Atualmente, o País tem 45% de participação dessas energias na matriz, e São Paulo conta com 55%, números que são exemplares para outros países, visto que no mundo as energias renováveis representam apenas 13%, o que significa ainda a forte dependência da economia do petróleo.

Na vinda ao IPT, o governador também inaugurou três novos laboratórios, dois deles relacionados a energias renováveis: o simulador solar, que dará apoio técnico à certificação de qualidade de coletores solares residenciais, comerciais e industriais para aquecimento de água; e o forno unidirecional de silício grau solar, que proporcionará capacitação à indústria brasileira para a obtenção de silício com grau de pureza adequado à fabricação de geradores de energia elétrica fotovoltaicos.

Outra inauguração foi a do novo núcleo de bionanomanufatura do IPT, que recebeu investimento de R$ 52 milhões do Governo do Estado e que permitirá que o Instituto promova a pesquisa em quatro áreas estratégicas, como biotecnologia (desenvolvimento com organismos vivos), tecnologia de partículas (microencapsulação de componentes químicos e terapia medicinal, como em cosméticos), micromanufatura de equipamentos e metrologia de alta precisão.

Esses novos laboratórios vão abrir uma avenida de desenvolvimento para o presente e para o futuro, afirmou o governador, que lembrou também do projeto de gaseificação de biomassa do IPT, que vai viabilizar o aproveitamento do bagaço e da palha de cana para a produção de etanol de segunda geração. 

Esse projeto, ainda em gestação, contará com uma planta-piloto, que será construída em Piracibaba (SP). Com os novos produtos da gaseificação, poderemos também dar um salto extraordinário do ponto de vista industrial, afirmou Alckmin.

Em seu primeiro discurso como diretor-presidente do IPT, Landgraf disse que o principal objetivo de sua gestão será apresentar resultados dos investimentos de R$ 150 milhões na modernização do Instituto, realizados nos últimos quatro anos, durante a gestão de João Fernando Gomes de Oliveira, que passou o cargo a Landgraf. 

Vamos apresentar resultados mensuráveis; essa demanda me orientou na definição do objetivo desta gestão, afirmou.

Landgraf disse que vai aumentar a relevância e o impacto do IPT para a indústria e a sociedade do Estado e do País. Hoje, sabemos que para cada real de custeio alocado pelo governo, o Instituto vende dois reais de serviços para a indústria e órgãos do governo. 

Mas Landgraf afirmou que o impacto do IPT é ainda maior que esse, porque o benefício dos serviços que o IPT presta gera mais valor que seu preço. O novo diretor-presidente informou que será criada uma metodologia para o IPT medir seu impacto, de mesma forma que é feito por instituições internacionais de alta credibilidade como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos.

Na transmissão do cargo ao sucessor, João Fernando Gomes de Oliveira disse que a renovação de liderança é importante para que haja o desenvolvimento contínuo do Instituto. 

Oliveira destacou também a importância dos novos laboratórios para dar apoio às ações de sustentabilidade na sociedade e disse que os investimentos na IPT nos últimos quatro anos representam uma fase sem precedentes na história do Instituto. Conseguimos promover mudanças importantes para gerar desenvolvimento e empregos, afirmou.

Na opinião do presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, os investimentos realizados no IPT são estratégicos, pois dinamizam o setor produtivo, que está sempre em busca de novas alternativas e negócios. 

Integra essa perspectiva estratégica o desenvolvimento de novos materiais, processos e produtos. Aqui entra o IPT, em eterna revolução e renovação em busca do desenvolvimento tecnológico, finaliza Almeida.

Veja abaixo a opinião de algumas autoridades e pesquisadores que participaram da cerimônia:

Carlos Nobre, secretário de Políticas Públicas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação (MCTI), representando o ministro Marco Antonio Raupp:

A relação do MCTI com o IPT é profícua e permanente. Dois exemplos são marcantes. Primeiro, o fato de o Instituto ser um dos pilares da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), constituindo um braço tecnológico de São Paulo para o País. 

Segundo, a colaboração com conhecimento técnico e experiência acumulados pelo Instituto durante anos na prevenção de desastres naturais, inclusive cedendo um de seus pesquisadores mais qualificados, o Agostinho Ogura, na implementação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no MCTI.

Zehbour Panossian, chefe do Laboratório de Corrosão e Proteção (LPC):

Tenho 36 anos de casa e conheço o Fernando Landgraf desde que ele era estagiário. Acredito muito na nova gestão, por ele ser um ipeteano de coração e também um ser humano fantástico. Vamos crescer muito com a nova direção.

João Batista Ferreira Neto, coordenador do Laboratório de Metalurgia e Materiais Cerâmicos (LMMC) e coordenador do projeto do novo forno de solidificação direcional de silício:

Eu acho muito positiva a nova presidência. A gestão anterior foi cheia de novos investimentos e perspectivas, e agora temos uma oportunidade de um pesquisador da casa fazer a gestão do Instituto. O Landgraf tem uma visão profunda de todas as necessidades do IPT e todas suas virtudes.

Douglas Messina, coordenador do Laboratório de Instalações Prediais e Saneamento (LIP), ligado ao Centro Tecnológico do Ambiente Construído (Cetac):

O ex presidente João Fernando Gomes de Oliveira teve participação muito importante na história e desenvolvimento do Instituto. Agora, entrando o Fernando Landgraf, tenho certeza que a presidência anterior será substituída a altura. 

Ele conhece bem o IPT e as necessidades dos grupos de pesquisadores. Tenho uma boa expectativa do que vai acontecer nos próximos anos com a próxima gestão.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quebra de patentes para as energias renováveis


O conhecimento tecnológico sobre as energias verdes, quase totalmente nas mãos dos países ricos, chega muito lentamente às regiões mais pobres do mundo. E ainda é protegido por patentes. Críticos querem acabar com elas.


Os países do sul foram os que ficaram mais decepcionados com a falta de um compromisso ao final da Cúpula do Clima de Copenhague, em 2009: o Grupo dos 77 (na verdade uma união de 130 países, incluindo emergentes e países em desenvolvimento) havia exigido o relaxamento ou até mesmo a anulação da proteção de patentes para energias renováveis.

O principal argumento do grupo era que os países ricos do norte são os responsáveis pelas mudanças climáticas, enquanto os do sul sofrem com as consequências. 

Portanto, os do sul deveriam ao menos receber gratuitamente o know how para o uso das energias renováveis. Por assim dizer, patentes como forma de pagamento pela dívida climática.

Oitenta por cento de todas as patentes de inovações na área de energias renováveis pertencem a grandes empresas do Japão, da Alemanha, dos Estados Unidos, da Coreia do Sul, do Reino Unido e da França, segundo um estudo das Nações Unidas, do Centro Internacional para o Comércio e do Instituto Europeu de Patentes (EPA).

Energia verde e cara

A energia verde é a esperança para os países em desenvolvimento. Ela é boa para o meio ambiente e também uma alternativa barata aos combustíveis fósseis. 

Além disso, garante à população uma independência das grandes empresas de abastecimento de energia.

Outro fator importante é a descentralização. Em muitos países onde a maior parte da população vive em áreas rurais, o único meio de acesso à energia é através de painéis solares nos telhados ou equipamentos de aquecimento instalados nos jardins das casas.

Porém, muitas vezes falta o conhecimento necessário para instalar e manter a tecnologia utilizada. Assim, não só os componentes físicos, mas também o conhecimento precisa ser importado. 

Caso haja uma proteção por patente, o preço final pode ser bem caro.

Não só no países pobres há um atraso no desenvolvimento de fontes de energias renováveis – também na Croácia, por exemplo. 

Neste país europeu, o desenvolvimento de tecnologias verdes ainda está no início, e o trabalho está voltado para a criação de projetos locais.



Energias renováveis são alternativas para países pobres

Desconhecimento

Outro obstáculo para a globalização da proteção ao meio ambiente é a ignorância dos países do norte sobre o que as nações do sul realmente necessitam. "A transferência de tecnologia do norte para o sul ainda é insatisfatória", diz Rainer Osterwalder, do EPA. Não se deve, porém, ignorar o fato de que as economias emergentes, especialmente a China, estão criando suas próprias inovações no campo das energias renováveis.

"As patentes em si não criam nem resolvem problemas", diz Osterwalder. O problema consiste sobretudo em deficiências de infraestrutura no sul, onde ainda não há um mercado para as tecnologias verdes e, com isso, a oportunidade de desenvolvê-las.

Outro grande equívoco é a visão amplamente difundida de que toda tecnologia está patenteada em todos os lugares. Patentes necessitam ser registradas em todos os países. 

"Se uma empresa francesa cria uma tecnologia para obtenção de energia solar, não necessariamente a inovação será patenteada em Angola, a menos que ela assuma haver um mercado para o produto lá", diz Osterwalder.

Segundo ele, muitas pessoas do hemisfério sul não sabem que a maioria das tecnologias nem mesmo está protegida por patentes em seus países.

Ainda assim, o tema jurídico da proteção de patentes é capaz de esquentar os ânimos. Os países do hemisfério sul temem ter que lidar sozinhos com as consequências das alterações climáticas, causadas principalmente pelo norte.

O norte, por sua vez, defende o livre mercado e a proteção da propriedade intelectual – e, assim, também sua supremacia econômica.

Autor: Nele Jensch (aks)
Revisão: Alexandre Schossler

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Megawatt solar: contrato assinado




A Eletrobras Eletrosul assinou,na semana passada, o contrato e ordem de serviço com o Consórcio Efacec Megawatt Solar – constituído pela portuguesa Efacec Engenharia e Sistemas e Efacec do Brasil – para a implantação da usina fotovoltaica de um megawatt-pico (MWp) que será instalada na sede da empresa, em Florianópolis (SC). 

Os preparativos para a implantação do empreendimento começam de imediato, com as providências para a obtenção das licenças junto aos órgãos competentes e a elaboração do projeto executivo. O prazo de instalação previsto no contrato é de oito meses.


“A Eletrosul tem investido fortemente na expansão de novas fontes limpas, acompanhando as diretrizes do país pela diversificação e complementaridade da matriz energética. Já se consolidou como a maior estatal eólica e, agora, avança para se tornar referência em energia solar com a concretização de mais esse projeto”, afirmou o presidente da Eletrobras Eletrosul, Eurides Mescolotto.

A implantação do projeto Megawatt Solar pode representar um novo momento para a energia solar no Brasil, que já estuda a inclusão da fonte nos leilões a partir de 2013. 

A usina da Eletrobras Eletrosul, além de trazer uma proposta inovadora, pelo modelo de construção e forma de comercialização da energia, servirá como base para estudos que viabilizem a nacionalização da tecnologia empregada, além de orientar a regulamentação da conexão e da forma de comercialização da energia solar no país.

A escolha do Consórcio Efacec se deu por meio de concorrência internacional, cujo resultado foi divulgado no dia 18 de julho. 

O valor final de implantação do projeto ficou próximo de R$ 8,1 milhões – cerca de 15% menor que o orçado em edital. O Megawatt Solar tem financiamento do banco de fomento alemão KfW, que tem sido parceiro da Eletrobras Eletrosul em outros projetos de energia renovável. 

O projeto também contou com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal), da Universidade Federal de Santa Catarina e da Agência de Cooperação Internacional do Governo Alemão (GIZ).

“Este será um projeto de grande visibilidade. A incorporação de sistemas fotovoltaicos em prédios públicos no Brasil pode se tornar um modelo latino-americano”, disse o presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos, lembrando que a iniciativa da Eletrobras Eletrosul será a base para avançar em um projeto maior: o América do Sol. 

“Queremos solarizar este continente”, adiantou Mescolotto.

Com sistemas fotovoltaicos instalados e em implantação em Portugal, na Espanha, República Tcheca, Bulgária, Eslováquia, Grécia e Índia, a Efacec, que atualmente integra o consórcio construtor do Complexo Eólico Livramento, fará sua estreia no Brasil em sistemas fotovoltaicos com o projeto Megawatt Solar. 

“A Eletrosul é um dos clientes mais importantes que temos no Brasil. Esperamos que essa parceria se aprofunde”, afirmou o diretor-presidente da Efacec do Brasil, Artur Fuchs. 

Ele entende que o projeto da Eletrobras Eletrosul será um marco para estimular a expansão da energia solar fotovoltaica no país. “Dará uma visibilidade muito importante, ainda mais por ser o prédio de uma das concessionárias do setor elétrico”, avaliou.

Projeto-vitrine – O projeto conceitual do Megawatt Solar, que segue o modelo BIPV (sigla em inglês para Sistema Fotovoltaico Integrado à Edificação), prevê a instalação de módulos fotovoltaicos na cobertura do prédio e dos estacionamentos da sede da Eletrobras Eletrosul, totalizando uma área de aproximadamente 10 mil m². 

A produção da usina – em média, de 1,2 gigawatts-hora (GWh) por ano – equivale ao consumo anual de cerca de 570 residências. Essa energia será conectada à rede elétrica local e comercializada a consumidores livres por meio de leilões. 

A compra dessa energia deverá ser associada a um Selo Solar, desenvolvido pelo Instituto Ideal em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que funcionará como atestado do comprometimento da empresa com o desenvolvimento sustentável.

“Estamos introduzindo um conceito novo de vender a energia solar para o mercado livre de forma diferenciada, associada a um certificado de origem. E o sucesso deste projeto vai significar o avanço da Eletrosul na geração fotovoltaica. 

Esta, de fato, é a energia do futuro”, destacou o diretor de Engenharia e Operação da empresa, Ronaldo dos Santos Custódio

Fonte: www.ambienteenergia.com.br

Paraná terá duas fábricas para produção de equipamentos eólicos

Publicado por Joiris Manoela Dachery
As indústrias Flessak Energia Eólica (Feel), de Francisco Beltrão, e a Global Blade Technology (GBT), com sede na Holanda, assinaram na quarta-feira (22/08) termo de cooperação para a fabricação de equipamentos para geração de energia eólica. 


Com investimento inicial de US$ 50 milhões, serão construídas duas fábricas: uma de turbinas eólicas em Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado, e outra, de pás para turbinas, em Toledo, no Oeste.

O documento foi assinado também pelo governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu. “Mais uma empresa acredita no novo momento do Paraná. Esse empreendimento está alinhado com o novo ciclo paranaense de desenvolvimento pela via da industrialização. Investimentos em energias renováveis são bem-vindos ao Paraná”, declarou Richa.

O presidente da Feel, Pedro Antônio Furlan, explica que a empresa paranaense será a única no País a dominar todo o processo tecnológico na produção de turbinas eólicas. “Isso representa um importante passo para nacionalizar a produção, hoje dependente da importação de componentes”, explicou Furlan. 

O governador disse que o compromisso de seu governo é investir na industrialização do interior e destacou que o investimento em energia eólica é fundamental para a geração de riquezas e empregos e para a promoção do desenvolvimento sustentável. 

A estimativa dos empresários é que sejam produzidas na nova fábrica cerca de 150 turbinas por ano a partir do segundo semestre de 2013, com faturamento aproximado de US$ 240 milhões. Serão criados cerca de 300 empregos. Programa Richa apresentou aos empresários o programa Paraná Competitivo, que prevê incentivos fiscais e tributários para investimentos no Estado. O programa já assegurou investimentos de R$ 18 bilhões e a criação de 85 mil empregos no Paraná. 

“O Paraná Competitivo tem resgatado a confiança do setor produtivo, que se sente mais seguro para investir com um governo estável e com segurança jurídica”, disse Richa. Como o segmento de energia eólica é isento de tributos, de acordo com legislação federal, o investimento da Feel não foi contemplado pelo programa Paraná Competitivo. 

De acordo com o diretor da GBT, Arthur Schuler da Igreja, com a instalação das fábricas em Beltrão e Toledo, novas empresas serão atraídas para a região em atividades de transporte, monitoramento e montagem. “Vamos buscar os incentivos do Paraná Competitivo para atrair esses investimentos. 

É um programa interessante e que tem bons resultados”, disse. Tecnologia O projeto estimula a inovação tecnológica em energia eólica no Brasil, pois o contrato entre as duas empresas prevê a transferência de tecnologia pela holandesa GBT. A Companhia de Energia de Elétrica do Paraná (Copel) pretende apoiar o investimento para a expansão do sistema eólico no Paraná. 

As duas empresas pretendem transformar o empreendimento em referência nacional na indústria global de equipamentos eólicos. Trata-se de um investimento em energia alternativa renovável que aproveita as características físicas do Estado, especialmente porque as turbinas serão adaptadas aos ventos da região. 

A assinatura do documento foi acompanhada pelos deputados estaduais Duílio Genari e Ademar Traiano, líder do governo na Assembleia Legislativa. 

Agência de Notícias do Paraná

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ENERGIAS RENOVÁVEIS: Instituições alemãs fecham parceria com CTGAS-ER

Unabhängiger von fossilen Energieträgern: Gas künftig aus Strom?Ampliar imagem(© dpa Picture Alliance)
As instituições alemãs RLP AgroScience, Institut für Agrarokologie, Institut für Mikrotechnik Mainz GmbH e Mikroglass firmaram na quinta-feira (23.08) uma nova parceria com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).

A iniciativa prevê a cooperação entre as instituições, facilitando a transferência tecnológica e inovação com atividades direcionadas para a indústria química, de materiais e de energias renováveis, voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Além disso, o RLP AgroScience e o Institut für Agrarökologie pretendem assinar um Memorando de Entendimento com o Centro brasileiro, para realização de pesquisas sobre produção de energia a partir de material de resíduo orgânico e o uso de energias eólica e solar.

Especializado em microprocessos tecnológicos, o Institut für Mikrotechnik Mainz GmbH também deverá assinar um Memorando de Entendimento com o Centro, para o desenvolvimento de pesquisas em tecnologia de energia renováveis.

Com o Mikroglass, especializado em microestruturas de vidro, será assinado um Termo de Cooperação Técnica para desenvolvimento de projetos e consultoria nesta área.© Juliana Echer Manto (Centro Alemão de Informação)

Energias Renováveis


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Nova fábrica de torres eólicas se diz pronta para fechar primeiro contrato

Empresários viram oportunidade de mercado com a escassez do cimento
Por Natália Bezutti


De olho na expansão da matriz eólica brasileira, um grupo de empresários do setor de manufatura inaugurou em julho deste ano a MG Tower, fábrica de torres de aço para aerogeradores. 

A planta, instalada no distrito industrial da cidade de Ibirité, próximo a Belo Horizonte (MG), recebeu investimento inicial de R$10 milhões e tem a capacidade de entregar 20 unidades por mês.

A oportunidade de entrar no negócio partiu de uma percepção da crescente demanda do setor e pela escassez de cimento para a produção de torres de concreto. 

Segundo o diretor comercial da empresa e líder de projeto, Astolfo Azevedo, sempre houve dificuldade em se trabalhar com o insumo no Brasil, mas em decorrência do boom imobiliário e das competições esportivas que o País receberá nos próximos anos - a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 - isso se agravou.

A empresa vê com otimismo o mercado, principalmente com os leilões de energia marcados para outubro deste ano. Azevedo diz que ainda não possui nenhum contrato fechado, mas já está trabalhando na prospecção de clientes e conversando as empresas do setor. 

“Estamos prontos para fechar negócio, esperando nosso primeiro cliente”, aponta.

Sobre o preço das torres, que variam de 60 a 100 metros de altura, o diretor afirma não poder precisar, já que dependem das características dos aerogeradores. Mas estima que girem em torno de R$1 milhão a R$1,5 milhão.

Azevedo aponta que a grande vantagem da empresa para seus concorrentes será a possibilidade de vencer os desafios logísticos, diminuindo a distância ao montar uma fábrica próxima ao local de instalação das usinas. 

“Aí é que está o segredo”.

Compensação
O diretor ainda destaca que a empresa trabalha com levantamento das emissões de CO2 em toda a cadeia produtiva das torres. 

Esse carbono, então, é compensado com investimentos em projetos de créditos de CO2 e plantio de árvores.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Grandes negócios com microgeração à vista




O Brasil está bem em qualquer ranking quando o assunto é o potencial para exploração de energia limpa. A diversidade energética, como energia eólica, pequenas usinas, biomassa e, nos próximos ano, energia solar, abre um bom caminho para a microgeração de energia.

Agentes do mercado de energia acreditam no avanço mais forte deste segmento com a aprovação da legislação que estabeleceu regras para desburocratizar a instalação de geração distribuída de pequeno porte, que incluem a microgeração, com até 100 KW de potência, e a minigeração, de 100 KW a 1 MW.

Aprovada há quatro meses, a resolução nº 482 cria um sistema de compensação de energia que permite ao consumidor instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora e trocar energia com a distribuidora local.

A norma é válida para geradores que utilizem fontes incentivadas de energia — hídrica, solar, biomassa, eólica e cogeração. A resolução estabelece as condições gerais para o acesso dos sistemas de microgerçaão e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica.

Na perspectivas de especialistas, esta legislação vai impulsionar o avanço da energia solar no país. Segundo estimativas de mercado, o Brasil possui, atualmente, cerca de 20 MW de capacidade de geração solar fotovoltaica, com a maior parte sendo utilizada para atender sistemas isolados e remotos.

“Hoje o entendimento é que a geração distribuída está mais próxima da viabilidade comparativamente à centralizada, já sendo inclusive viável em alguns casos. 

No entanto, não é objetivo da análise comparar a competitividade deste tipo de energia, ainda incipiente no país, com outras fontes que já possuem uma maturidade significativa, mas sim, caso se opte pela promoção desta tecnologia, discutir a melhor forma de incentivos capazes de facilitar sua inserção”, diz o documento Análise da inseração da geração solar na matriz energética brasileira, publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Veja a íntegra do documento

Projeta-se que os sistemas de geração distribuída acrescentarão 30 mil MW de capacidade instalada à matriz energética até 2020. 

Segundo a Cogen (associação que reúne as empresas do segmento), cerca de 10 mil MW desse total serão provenientes da biomassa e 7,5 mil MW de energia solar.

Mercosul quer criar clusters eólicos regionais


Ideia é aproveitar expertise de cada país para aumentar a competitividade da região
Por Luciano Costa

Crédito: Divulgação



Na quinta e sexta-feira (16 e 17/8), autoridades de Brasil, Uruguai e Argentina se reúnem com agentes do setor de energia eólica em Porto de Galinhas, Pernambuco, para alinhar uma política regional para a geração a partir do vento. 

Uma das ideias que está na mesa é incentivar a criação de uma "integração produtiva" para fortalecer a indústria local de equipamentos para a fonte.

"De um lado você tem um processo em curso de integração elétrica, de redes, com nossos vizinhos. A questão é como fazer disso também uma oportunidade para a integração produtiva. 

Aproveitar para ter escala e aproveitar as expertises. Você tem empresas que atuam em vários países e com grande especialização em áreas como metalúrgica, elétrica, componentes", explica o diretor do departamento de competitividade do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alexandre Comim. 

Segundo o representante do MDIC nas reuniões, " a ideia é que cada país contribua com aquilo que ele tem de melhor" dentro da cadeia produtiva eólica. Comim também comentou o grande avanço da energia do vento na região nos últimos tempos. 

"A Argentina é um país com um potencial eólico fabuloso, bem maior que o nosso. E o Uruguai tem um potencial razoável e está muito interessado em desenvolvê-lo".

A ideia agrada a Impsa Wind, empresa argentina que produz equipamentos em seu próprio país e em Pernambuco - e que já tem contratos de venda para Uruguai e Venezuela. 

"Políticas de interação produtiva a nível de Mercosul vão com certeza dotar a indústria eólica de um mercado muito mais interessante e permitir desenvolver uma competitividade que até agora não temos. 

A visão que a gente tem é que isso é muito importante", comenta o diretor geral da companhia, Emílio Guiñazú.

"Tem uma indústria muito desenvolvida no Uruguai e na Argentina que pode agregar componentes de alta competitividade às máquinas brasileiras e que hoje não está sendo usada", exemplificou o executivo. 

Para ele, uma integração permitiria que cada país produzisse os componentes em que é especializado, criando escala e reduzindo os custos.

Para Guiñazú, "essa política levaria a indústria a desenvolver ao máximo o potencial" por meio da criação de "clusters regionais baseados nas vantagens competitivdas de acada região".

País deve definir metas e cotas para fontes renováveis alternativas, propõe estudo

Fernando César Oliveira, da Agência Brasil


A definição de metas, pelo governo federal, para ampliar a participação das fontes renováveis alternativas em seus próximos leilões de energia, a adoção de cotas para cada uma dessas fontes e a revisão de sua política de subsídios para o setor energético são algumas das recomendações do estudoAlém de Grandes Hidrelétricas, apresentado na quarta-feira (15) durante o 8º Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, em Curitiba.

Encomendado pela organização não governamental (ONG) WWF Brasil, o trabalho envolve pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da ONG International Energy Initiative para a América Latina, entre outras instituições. 

O trabalho propõe ainda um aumento de 40% da participação das fontes eólica, de biomassa e das pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) nos próximos leilões de energia nova, com um crescimento mínimo de 10% para cada tipo de fonte.

O documento também defende que a política de crédito e incentivos fiscais seja revista, de forma que os subsídios dados hoje às termelétricas sejam gradualmente transferidos para fontes renováveis. 

“A geração de energia por termelétricas é cara, poluidora e depende de contratos take-or-pay [preço fixo para a energia, pago mesmo que ela não seja usada] para sobreviver”, diz.

A realização de leilões regionalizados e o incentivo à pesquisa e à inovação em áreas como a de energia solar, o que tende a diminuir o custo dessas novas tecnologias, também são sugeridas pelo estudo.

“Sem metas de inserção na matriz energética, o investidor interessado em fontes renováveis alternativas não tem segurança”, disse o pesquisador Paulo Henrique de Mello Sant’Ana, da UFABC, coordenador do trabalho. 

De acordo com Sant’Ana, o subsídio concedido às termelétricas movidas a carvão chegou a R$ 127,54 por megawatt-hora (MWh) em 2009. “Com um subsídios desses, poderíamos construir aerogeradores.”

Dos 2,4 mil empreendimentos de geração de energia elétrica em operação no país, 777 (32,4%) usam fontes renováveis alternativas. São 398 pequenas centrais hidrelétricas, 51 centrais eólicas e 328 centrais de biomassa que utilizam bagaço de cana-de-açúcar, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Juntas, essas unidades seriam capazes de produzir cerca de 12,3 milhões de quilowatts de potência, o equivalente a 9% da produção nacional.

O estudo encomendado pelo WWF Brasil aponta que as fontes renováveis poderiam substituir as termelétricas na função complementar às usinas hidrelétricas, responsáveis por mais de três quartos da eletricidade gerada no país. “Fontes renováveis alternativas podem exercer o mesmo papel [das termelétricas], com custos mais baixos e com menores impactos sobre o meio ambiente”, diz o documento. 

“O período da seca, quando as hidrelétricas produzem menos, coincide justamente com a safra de cana-de-açúcar e com o período de maior incidência de ventos.”

O trabalho ressalta ainda que o Brasil assumiu em 2009 o compromisso voluntário de diminuir suas emissões de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9%, até 2020. 

E cobra do setor elétrico, que contribui com 9,2% das emissões brasileiras, o incentivo a tecnologias de baixa emissão. “Apesar do sucesso dos últimos leilões de fontes alternativas em 2010 e 2011, não há na prática um compromisso do MME [Ministério de Minas e Energia] e da EPE [Empresa de Pesquisa Energética] com a continuidade desses leilões”, aponta o estudo.

“O Brasil tem até metas para inflação, porque não ter metas para a produção de energia elétrica a partir de fontes alternativas?”, pergunta Carlos Rittl, coordenador do Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF Brasil. 

“Vamos apresentar o documento ao governo. O país precisa aproveitar melhor o seu potencial de fontes renováveis alternativas nas próximas décadas”, disse.

A Agência Brasil procurou a Empresa de Pesquisa Energética. A assessoria de imprensa do órgão informou que o seu presidente, Maurício Tolmasquim, estava retornando de uma viagem e não poderia conceder entrevista. A assessoria do Ministério de Minas e Energia também foi acionada, mas a pessoa que poderia falar sobre o assunto estava em reunião.

(Agência Brasil)

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PCHs, um bom negócio para investidores, construtores e consumidores


Posted by Mirian Gasparin 




O Brasil conta hoje com cerca de 350 PCHs, capazes de produzir 2,8 mil MW, que representam 2,6% da energia que o país é capaz de gerar. Segundo estimativa de especialistas, esse número pode chegar a 8% nas próximas décadas. 

Superada a crise de 2008/09, os investimentos em Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas (PCHs) voltam a crescer e a atrair os investidores. Existem hoje cerca de 70 projetos de PCHs em construção. 

Do ponto de vista dos investidores, as PCHs representam um negócio promissor.

O valor do megawatt/hora fornecido por uma PCH gira em torno de R$ 150,00 – muito superior aos cerca de R$ 80 ou R$ 90 recebidos por uma grande hidrelétrica ao fornecer a mesma quantidade de energia. Para o consumidor, no enta nto, o preço da energia não é alterado. 

“Por se tratar de uma geração distribuída, a PCH gera controle de tensão, redução de perdas e aumento da confiabilidade do suprimento”, explica Evandro Vasconcelos, diretor de energia da Light.

De acordo com investidores, um dos principais atrativos desse tipo de empreendimento é o baixo impacto ambiental. 

Outro ponto positivo apontado é que “na maioria das vezes acaba-se levando progresso para a região onde a usina é construída”, conta Joaquim Monteiro Martins Franco Filho , diretor técnico da JMalucelli Energia. 

“Num balanço de tudo, acaba-se deixando muito mais benefícios do que prejuízos para a região”.

Geração de oportunidades para indústrias de menor porte é outra característica relevante de uma PCH. A PCH abre portas para que investidores de médio porte participem de um setor de infraestrutura com forte crescimento. 

“A PCH democratiza a construção para uma faixa muito maior de profissionais e empresas, o que influencia positivamente na geração de empregos”, afirma Joaquim Franco.

Já na parte financeira, os atrativos são outros. Para Evandro Vasconcelos, os incentivos fiscais são pontos fundamentais para fazer das pequenas e médias centrais hidrelétricas um investimento viável. 

As PCHs são fontes de energia incentivadas, o que possibilita a redução de 50% na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), tanto para o consumidor que compra sua energia, quanto para o empreendedor. Além disso, a PCH está isenta de pagamento pelo uso da água (Compensação Financeira pelo Uso do Recurso Hídrico). 

Essas duas isenções são bastante significativas do ponto de vista econômico-financeiro, informa Vasconcelos.

Investidores concordam que a Taxa de Rendimento Interno (TIR) é também um ponto forte do empreendimento. 

Apesar de o retorno do investimento em uma PCH depender de uma série de fatores, como a geologia, a topografia, as quedas d’água existentes no local e a forma de financiamento, o que se tem percebido no mercado é que a TIR desses empreendimentos está acima de 10% ao ano.

Para discutir as Pequenas Centrais Hidrelétricas, o setor de hidrogeração se reuniu em São Paulo





Estudo define licenciamento de PCHs no Rio Grande


O processo de licenciamento de quatro pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) na bacia do Rio Grande, na Região Centro-Norte fluminense, será retomado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). 

A Avaliação Ambiental Integrada da Bacia do Rio Grande, prevista em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2010 com o Ministério Público, definiu as condições básicas para a concessão das licenças, que ficaram paralisadas por dois anos.

“Ficou definido que haverá monitoramento contínuo e conjunto de toda a bacia pelas quatro PCHs do Rio Grande. Isso já era previsto em lei. Com o estudo, passa a ter critérios claros”, afirma a presidente do Inea, Marilene Ramos.

A bacia do Rio Grande, nos arredores de Nova Friburgo e Santa Maria Madalena, conta atualmente com quatro PCHs em operação: Santa Rosa, da empresa Engevix; Santo Antonio, São Sebastião e Caju, da Energisa. 

Outras cinco estavam previstas, mas duas não terão licenças concedidas: as PCHs São Xavier, que seria situada numa área afetadas pelas chuvas de janeiro de 2011, e a PCH Boa Vista, por causa da ameaça à fauna.

Outra pequena central, a Pimentel, cujo processo de licenciamento ainda não havia sido requerido, também foi descartada. A Avaliação Ambiental, no entanto, não impede novas propostas, que serão avaliadas caso a caso. 

O estudo prevê o monitoramento climatológico, hidrossedimentológico e de qualidade da água dos reservatórios, com emissão de relatórios periódicos e manutenção de banco de dados com os resultados. A avaliação foi apresentada em audiência pública no dia 2 de agosto, em Cordeiro.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) são usinas com capacidade superior a 1 MW e inferior a 30 MW. 

Elas não podem ter reservatórios superiores a três quilômetros quadrados e, em geral, operam a fio d´água, dependendo apenas da vazão dos rios. Embora tenham custo de energia superior ao das grandes usinas hidrelétricas, as PCHs geram menor impacto ambiental e proporcionam geração de energia descentralizada.

O sol que vale a pena

Brasil - A combinação de tarifas elétricas caras, queda nos preços dos painéis fotovoltaicos e redução dos juros faz com que o investimento em geração solar para consumidores residenciais seja viável em algumas áreas do território nacional



Brasil - Gerar a própria energia elétrica com painéis solares vale a pena para clientes de metade das distribuidoras de energia brasileiras, em 19 estados do país.

A combinação de tarifas elétricas caras, queda nos preços dos painéis fotovoltaicos e redução dos juros faz com que o investimento seja viável para consumidores residenciais em algumas áreas do território nacional, aponta estudo da consultoria PSR.

Os levantamentos feitos até o momento sobre a competitividade da energia solar se limitavam a relacionar a tarifa das concessionárias e o preço dos equipamentos, considerando que fossem importados e instalados pelo próprio consumidor.

O estudo da PSR é o primeiro que calcula o preço final para o consumidor, já levando em conta a irradiação solar, todos os equipamentos necessários para ligar os painéis à rede de distribuição e o gasto com a empresa integradora, que prestará os serviços.

Apesar das condições favoráveis, a geração distribuída deve começar a se desenvolver apenas em 2013, pois a Aneel deu prazo até dezembro para as distribuidoras adaptarem suas redes e sistemas.

A expectativa, porém, é que a situação melhore até lá.

Não só porque os painéis devem ficar mais baratos, mas também porque o governo federal está planejando medidas de incentivo ao setor.

Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra

Brasil Energia - Julho 2012 - O sol que vale a pena.pdf

Fonte: www.procelinfo.com.br

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Pernambuco conversa com cinco empresas solares

Estado, que lançou campanha para atrair indústria eólica, também está de olho no potencial do Sol
Por Luciano Costa, de Recife (PE)*

Crédito: GettyImages













O governo de Pernambuco, que acaba de divulgar uma ofensiva para atrair fabricantes de equipamentos eólicos que queiram se instalar no Estado, também pretende conquistar a preferência dos empreendedores do setor solar. Até o momento, cinco companhias que atuam na área demonstraram interesse e têm conversado com autoridades locais.

O secretário executivo de Desenvolvimento de Negócios da secretaria de desenvolvimento econômico, Roberto de Abreu, conta que esses players são todo estrangeiros. 

“Eles estão esperando para ver se vai ter um leilão (para a contratação de usinas da fonte), se vai ter algo como o Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia)”, revela, em referência à iniciativa do governo federal que viabilizou as primeiras usinas a vento do País.

Abreu acredita que a confirmação dos investimentos virá assim que houver alguma sinalização sobre o eventual certame - e destaca que o governo pernambucano tem tomado suas próprias ações para motivar os empresários. Entre elas, estão planos de instalação de placas fotovoltaicas em prédios públicos e na Arena Pernambuco, que receberá jogos da Copa do Mundo de futebol em 2014.

“São iniciativas no sentido de tornar o negócio mais interessante para eles, criar demanda”, explica o coordenador de desenvolvimento de negócios do Complexo Portuário de Suape, Leonardo Coutinho.

Hoje, fabricantes de painéis fotovoltaicos estão isentos de ICMS em todo o País. E, caso desejem se instalar em Pernambuco, poderão ver seus fornecedores também receberem o benefício fiscal.

Outro incentivo é uma redução extra de ICMS, de 5%, para indústrias instaladas no Estado que utilizem energia eólica ou solar. 

“Estamos conversando com os grandes consumidores de energia para ver qual vai ser a regra do jogo”, adianta Roberto de Abreu, da secretaria de desenvolvimento.

*O repórter viajou a convite do governo de Pernambuco.